terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os novos empresários do futebol

A fama e o dinheiro ganhos por um jogador de futebol costumam alterar a vida de toda a família. E, em alguns casos, até criam novas carreiras para familiares. O empresário do momento, Roberto de Assis, é irmão do seu principal agenciado, Ronaldinho. Além do caçula, agora jogador do Flamengo, ele é o responsável pela carreira de outros atletas. Em geral, jovens que ele tenta emplacar no futebol do exterior.

Assis não é figura única. Os bastidores do futebol convivem com muitos agentes que, embarcando no sucesso de seus irmãos em campo, tentam alçar novos voos na carreira de empresário.
Daniel Pereira é sempre procurado por pais de meninos maranhenses interessados em fazer carreira no futebol. Ele é irmão e empresário do atacante Kléber Pereira, que foi artilheiro do Brasileiro de 2008 e é considerado um dos melhores jogadores maranhenses da história.
"Eles sabem que eu conheço muita gente [de clubes]. Mas ainda não encontrei nenhum garoto que me enchesse os olhos", conta o agente, que procura um clube para seu irmão, desempregado desde que saiu do Vitória.
Para Daniel, a carreira de Kléber tem grande influência sobre a família. "Todo mundo depende dele, ele ajuda a maioria de nós", afirma.
Um agente que graças ao irmão já conseguiu negócio com outros jogadores é Renato Abonízio, irmão do zagueiro Edu Dracena, do Santos. Abonízio agencia a carreira de outros atletas, que estão nas categorias de base.
Ele diz que recebe 10% de todos os contratos que fecha para o irmão, mas não cobra nada dos meninos que estão começando. "Não acho justo", afirma. "Depois, quando eles tiverem um contrato melhor, quem sabe..."  (in Folha de S.Paulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário