sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ténis brasileiro um grande exemplo a seguir

Muita gente quando pensa em tênis já liga diretamente a imagem do esporte a elite ou a burguesia, o que é uma total falta de informação. Esse esporte tem características diferentes do futebol, essas características fazem com que ele seja mais eficiente quando usado como ferramenta de inclusão social, por exemplo.
Chega a emocionar ver que um atleta formado aqui consegue obter bons resultados, afirma Agostinho. Para ele, que coordena e supervisiona todo o projeto do Bola Dentro, o trabalho junto às crianças carentes é de abnegação. Por esse motivo, ele faz questão de ressaltar que todo seu esforço pessoal de nada valeria sem a ajuda de professores como Ewerton Moreira Leão, Daniel Vilella, Cláudio Rocha e Adelson Luiz de Queiroz: É um trabalho árduo, mas é também um exemplo do que o esporte pode fazer pela vida dessas crianças. O tênis, no caso, servindo como importante fator de inclusão social, afirma Agostinho.

Leia por favor este excepcional exemplo em http://www.abertosp.com/index.php?option=com_content&view=article&id=52:sed-tempor-egestas&catid=39:padrao&Itemid=99 e veja o video inacreditável do Leonardo que com 11 anos, morando debaixo da ponte, encontra no ténis a esperança no futuro. Não deixe de ver o video por favor, porque nos ajuda a suportar certos momentos menos bons.

BOM ANO 2011 a todos!!

Os 10 vilões do desporto 2010 segundo The Sun

O jornal inglês The Sun divulgou nesta sexta-feira uma lista reunindo os oito maiores "vilões" do desporto em 2010. No topo da relação está o atacante do Manchester United e da selecção inglesa Wayne Rooney, que se envolveu em polemicas durante a temporada e teve actuações muito apagadas na Copa do Mundo da África do Sul.
Outros nomes de destaque na lista são o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e mais dois personagens do fracasso inglês no Mundial: o técnico Fabio Capello e o goleiro Robert Green, que levou um frango incrível na partida de estreia da Inglaterra contra os Estados Unidos (1 a 1).

Confira em http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI4867461-EI1137,00-Jornal+ingles+elege+oito+maiores+viloes+do+esporte+em.html

Gastão Elias, o regresso de um talento

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Casa dos Segredos da TVI assaltada pelos ex

Momentos mais divertidos do ténis feminino

As fotos do ano no ténis - Parte II

A festa do ténis com os melhores.
Os nossos respeitos à grande Martina Navratilova.
O mau feitio de Andy Roddick e as consequências.
A Taça Davis disputada na praça de touros de Bogotá.

Conhece estas mãos?

Andy Murray e a Rainha.
Francesca Schiavone, rainha de Paris.

A porta.

Quando elas se zangam

Se falhar, repete

Árbitro com carro mal estacionado

A estrutura leonina


Nem queria escrever sobre isto. Mas depois das enormidades que li e ouvi nos últimos dias resolvi escrever. Na minha opinião, a contratação de José Couceiro para director geral do futebol do Sporting foi uma excelente e bem pensada solução para resolver uma impossibilidade. Falar a uma só voz era uma necessidade imperiosa. Fazer a ligação entre a formação, a equipa principal e o presidente foi uma lacuna que deixou de existir.

A terceira e imediata missão é a mais ingrata mas urge resolver rapidamente. Negociar a saída de Caneira, Polga, Grimi e Izmailov é a prioridade. Qualquer deles ganha mais de um milhão de euros anuais. Está tudo dito para as primeiras impressões. Mas há mais casos. Depois de resolvidos traduzem uma poupança de milhões de euros. O tempo dirá se Costinha poderá agora trabalhar somente com a equipa principal, não tendo que aturar uma imprensa obscena nem perder tempo com jogadores sem qualidade. Mas nem um nem outro se podem esquecer de uma coisa, - não se pode fazer nada sozinho.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nomeados os perna de pau do ano

Viver intensamente

As fotos do ano no ténis

Marcador do encontro Isner vs Mahut no segundo dos três dias em que jogaram o desafio mais longo da história do ténis.
O apanha-bolas karateka que ataca Rafael Nadal, contudo na cena real o jovem protege-se do choque ocasionado pela viragem rápida do campeão.
Extraída do video da final entre Federer e Murray no Austrália Open 2010.

A loucura dos fans e o desgosto de um jovem.

John McEnroe gera confusão.


A menina e o gigante.

Um caracol em Roland Garros. Clique nas fotos para aumentar. A segunda série está em preparação. 

Maria Sharapova - Go Hard, Go Fast

Os nossos tenistas - Beatriz Santos

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Iniesta - O desporto não tem que ser uma selva


Não é da aristocracia que se trata. Nem da monarquia espanhola, que se encontra de boa saúde: é a segunda instituição mais bem avaliada pelos cidadãos, depois do exército. A nobreza que nos ocupa é uma atitude pouco comum nos campos da bola. Ainda menos vigente quanto maior é a rivalidade. Foi num derby de uma cidade. De Barcelona. Houve tempo para tudo: bom jogo, alguma emoção e, sobretudo, a nobreza.
Há jogadores que escapam às sempre estreitas margens do clubismo. Cujo desempenho nos relvados concita admiração superior à dos seus adeptos. São casos raros, tanto mais que a competitividade disfarça comportamentos arrogantes. Como se ser simples fosse incompatível com a arte suprema do mais belo jogo. Como se o comedimento fosse pecado ultrajante. Nestes tempos em que ser boa pessoa é sinónimo de irrelevante, há um jogador de primeira água que encanta: pela sua arte e comportamento.

Poderá ser o vencedor da "Bola de Ouro", mas este prémio nada soma à sua popularidade de gente simples. Com a mesma naturalidade que um dia - ainda miúdo da "macia", a fábrica de génios do Barcelona - disse que se fosse vedeta queria ajudar o pai pedreiro, Andrés Iniesta multiplica os gestos. E concita cada vez mais admiração. Na final do Mundial, após marcar o golo do título à Holanda, Iniesta tirou a camisola e fez a dedicatória mais espantosa e singela: Dani Jarque sempre connosco. Jarque era um jovem futebolista do Espanyol, vítima de morte súbita a 8 de Agosto de 2009.
O Espanyol é rival tradicional do Barcelona. Iniesta não se importou. Assinalou o infortúnio de um colega de profissão na hora de todas as comemorações. Não foi o poder da memória que se impôs. Mas o sentimento da perda. O gesto surpreendeu. No domingo à tarde, os adeptos "espanyolistas" estiveram à altura.Responderam com afecto nunca visto para com um adversário das suas cores. O nome de Iniesta foi longamente aplaudido aquando da apresentação das equipas. A sua saída da relva, antes do final, ficou marcada por uma unanimidade de sentimentos: adeptos nas bancadas, adversários e colegas em campo aplaudiram Iniesta.

Homem tímido, respondeu brevemente. A timidez de Iniesta é genuína. Quando no Palácio da Moncloa, os membros do Governo e os colegas de selecção insistiram para que falasse, Iniesta acedeu. E a todos desarmou. "Se soubesse disto, não tinha marcado o golo". O golo, entenda-se, do título mundial. Na uniformidade de egos exaltados, sobreavaliações de carácter e outros exageros que por aí andam, Andrés Iniesta é singularmente diferente.
E com sorte. Só assim pôde ler um dos muitos cartazes empunhados pelos adeptos do emblema rival. Como número 21, o que Jarque ostentava, uma camisola do Espanyol com o nome de Andrés Iniesta e a frase"Iniesta sempre connosco". Não foi apropriação indevida do talento alheio. Mas reconhecimento sincero. Com nobreza. (escrito por Nuno Ribeiro, Madrid)

Agradeço ao meu grande e fiel amigo FCM pelo envio deste extraodinário texto. Mostra como se pode escrever sobre Desporto com nobreza.

Mercado de transferências

Se quer um bom site onde os nossos cortesãos do desporto vão colher as notícias experimente

Comedy football 2010 - II

Comedy football 2010 - 1

Sempre a andar

Lapidar - 57

As notas sabem-se no final do curso. (Pepe, jogador do Real Madrid)

Julgar e punir os culpados

A FIFA alertou a Federação Portuguesa de Futebol para uma possível suspensão da participação dos clubes lusos e da selecção nacional nas provas europeias na próxima época. O DN garante que o futebol português está em risco nas competições internacionais caso as próximas eleições para a Federação Portuguesa de Futebol se realizem à luz dos antigos estatutos. A FIFA quer novos estatutos... e só depois eleições. Em risco a participação dos clubes portugueses nas competições europeias do próximo ano e os compromissos da selecção relacionados com o Euro-2012. (in bolabranca)

Os cartolas estão por todo o lado. Na política e no desporto tomam decisões que lesam o país e os clubes em milhões. Esticam a corda até ao limite. Depois saiem, vão para outra vidinha e fazem o mesmo. Contudo este problema, que alastra pelo nosso país tem solução. Chama-se - prestar contas. Devem ser julgados de forma rápida e depois cadeia. Quando isto acontecer, garanto que acaba o desperdício de milhões, a corrupção, o enriquecimento ilícito e outras coisas mais.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Super Sport 2010

Freestyle Football

Futebol

Existem dois tipos de rapazes: os que jogam futebol e os que não jogam futebol. O futebol, no mundo das crianças é uma maneira de estar na vida, não é uma brincadeira. É um assunto sério, fundamental, determinante para qualquer rapaz. A partir do futebol, da bola, os rapazes escolhem os amigos, os líderes, conquistam território, vinculam a sua personalidade e definem a sua personagem social. Tudo começa com a bola. Também no mundo das crianças, tal como no dos homens, a bola é quase tudo - só que no mundo delas há menos programas de televisão dedicados ao tema.
...
Chegar a um recreio e afirmar peremptoriamente: "não, não quero jogar: não gosto de futebol" é o mesmo que chegar a uma taberna e pedir um néctar manga/laranja light: é preciso ser muito macho.

Não vai dar resto zero

Quem vai ser o primeiro a quinar? Faça as suas apostas. Em 2011, lá para fim de Julho já se saberá, a não ser que sejam lançadas mais obrigações e mais endividamento, sempre sempre até ao estoiro final. Mas ninguém parece importar-se com isso. Os adeptos clamam por novos jogadores, os jornais incessantes vão sugerindo nomes e dirigentes, cartolas e agentes desportivos inventam novas fontes de endividamento. Ninguém paga a ninguém.
Pagamento de salários 2009/2010
1º Porto - 39,3 milhões €
2º Benfica - 38,3 milhões €
3º Sporting - 23,2 milhões €
Gastos custos com pessoal
1º Benfica - 10,166 milhões €
2º Porto - 10,163 milhões €
3º Sporting - 6,657 milhões €
Pagamento de juros
1º Benfica - 9,778 milhões €
2º Porto - 3,699 milhões €
3º Sporting - 2,167 milhões €
Endividamento das SAD 
1º Benfica - 398,8 milhões €
2º Sporting - 172,6 milhões €
3º Porto - 157,5 milhões €
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/benfica-pagou-98-milhoes-numa-epoca-220503257

Para se ter noção de dimensão dos passivos dos 3 clubes, acrescenta-se que o passivo dos 5 maiores clubes de futebol argentinos, River Plate, Boca Juniors, Independiente, Racing Club e San Lorenzo ascende a US$ 162,5 milhões equivalentes a 123,4 milhões €.
http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI4861794-EI1137,00-Cinco+maiores+clubes+da+Argentina+somam+US+milhoes+de+passivo.html

Dá para ver o buraco financeiro em que qualquer dos 3 maiores clubes portugueses está metido ou não?

Os nossos tenistas - João Monteiro



João Monteiro faz hoje 17 anos, nasceu a 27/12/1993 um dos mais talentosos jogadores do ténis português, grande como pessoa e como desportista, lamento muito não dispor de mais fotos para colocar. Brevemente, na rubrica "as minhas apostas" poderei alongar-me sobre as grandes qualidades deste valor do ténis nacional.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tennis 10s

O céu é o limite

Fotos do dia

Lapidar 56

O Benfica é como Portugal : sonhou com altos voos e acabou depenado. (João Miguel Tavares, jornalista do Correio da Manhã)

A melhor prenda de Natal


A holandesa Monique van der Vorst pode dizer que vive, hoje, uma terceira vida. Ex-atleta paraolímpica, aos 26 anos, ela passou neste ano o que muitos diriam que é impossível: voltar a andar depois de mais de dez anos, quando médicos davam como irreversível uma paralisia nas duas pernas. A história de superação de Monique começou há 13 anos, quando ela, sonhando em ser uma atleta profissional, torceu o tornozelo jogando hóquei.  Após um erro médico, uma simples lesão resultou, primeiro, na paralisia da perna esquerda e um ano depois na da direita.

"Na época, vi que depois da consulta minha perna ficou roxa e fria. Dias depois parou de fazer qualquer movimento, e nenhum médico conseguiu me explicar o motivo", disse a holandesa. "Minha família tentou tudo o que era possível para eu voltar a andar. Fomos a dezenas de médicos, mas ninguém entendia o que acontecia com minhas pernas", comentou.  Após um grande período deprimida, tentando se adaptar a nova vida, Monique conheceu o esporte paraolímpico, mais precisamente as corridas de cadeira de rodas e o handcycle (corrida de bicicleta onde se pedala com as mãos).
Aos 15 anos participou da primeira competição nas modalidades.
"Na época, o esporte me deu autoestima. Aprendi a pensar em possibilidades e não em limitações", disse ela. Com o passar do tempo, Monique não pensava mais em voltar a correr. A atleta aprendeu, com o esporte, a viver com independência. Depois de muito treino, ela conseguiu atingir um de seus objetivos: a medalha nos Jogos Paraolímpicos de Pequim-2008. A atleta foi prata nas duas modalidades, sendo que no handcyle o ouro não foi conquistado na prova de 40km de estrada por apenas 0,13s. Em 2009, ela também foi destaque do Ironman 2009 no Havaí, como uma das poucas atletas da modalidade paraolímpica a completar a prova.
O Ironman do Havaí é uma das provas mais difíceis do mundo e consiste em um triatlo de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida (equivalente a uma maratona).
Na temporada de 2010, Monique começou a preparação para os Jogos de Londres, em 2012. O objetivo era deixar a segunda colocação para trás e conquistar dois ouros. Mas o sonho, novamente, não será possível. Dois acidente mudaram a vida da atleta. Um primeiro em março deste ano, quando estava treinando e uma companheira se chocou contra ela. O impacto a fez cair no chão e, surpreendentemente, as pernas reagiram com espasmos. "No começo fiquei muito triste com o acidente porque minha preparação para a temporada tinha sido afetada e temia não poder estar bem nos Jogos de Londres", revelou a ex-atleta. O outro acidente ocorreu em junho e resultou em um momento único na vida de Monique. Durante o treino, ela foi atingida por um carro e sofreu danos na medula espinhal. Neste momento, as pernas voltaram a formigar e em poucos dias ela já podia senti-las. No primeiro momento, ter a possibilidade de voltar a andar foi um choque.

"Não foi fácil para ela abandonar a possibilidade competir nos Jogos Paraolímpicos. Tivemos que apoia-la muito para fazer esta transição", disse André Gatos, chefe da missão paraolímpica da Holanda. Os resultados dos exames foram tão fora do comum, que todos os médicos que cuidavam de Monique ficaram surpresos com o novo quadro. "Milhares de pessoas tem lesões na medula óssea, cada uma com sensações diferentes no corpo. Mas é incomum poder andar de novo", o médico John Ridwell, especializado em lesões da medula espinhal na Universidade de Glasgow. Em julho começou a fazer fisioterapia e em dezembro a ex-atleta se emociona por poder dar seus primeiros passos nesta nova vida. "Competir foi uma grande paixão. Agora é difícil porque eu preciso encontrar um novo propósito na vida. Mas sei que vou superar", falou Monique.
Nesta nova fase da vida, a holandesa já tem um novo objetivo também: "Seria um sonho poder participar do Ironman, mas desta vez como uma atleta comum", finalizou. (in Folha de S. Paulo)

Os maiores sortudos de 2010

Os maiores falhanços de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bom Natal a todos

Yeah!!

Uma boa prenda de Nadal


Sobre el autor: Luca Appino se inició en el tenis como monitor y entrenador en Italia. Conoce a Nadal en 1998, cuando el futuro número uno mundial tiene apenas doce años. Luca Appino comienza de este modo una relación muy estrecha con el joven manacorí, quien forma parte del equipo de jugadores de la marca francesa Babolat. Actualmente, Luca Appino es el entrenador de la tenista estoniana Kaia Kanepi.
Todos los días me preguntan mi opinión sobre qué se debe o qué no se debe hacer. Con este libro, doy las claves, sobre todo a los padres, que tanto se preocupan por sus hijos. Aun así, tengo que decir que la carrera de Rafa Nadal es una excepción. Me gustaría precisar también que este libro es un trabajo en común con Toni Nadal. (Luca Appino).
http://www.rafabook.com/

Nota : Nadal significa Natal em catalão.

Aqui, não se fala mais de transferências

João, aluno do 6º ano de uma escola básica de Loulé, comia ontem, com notória avidez, a sopa de hortaliça e a carne assada com batatas, refeição confeccionada por Mirita, cozinheira da Escola Básica nº 3 de Loulé. Timidamente, o jovem confessava ser a sua primeira e única refeição do dia e, a medo, pedia para repetir o prato, o que lhe foi concedido de pronto. (Correio da Manhã)

Lapidar 55

Iniesta não jogou os primeiros 5 meses da época, mas joga no Mundial e faz um golo. Parece que em ano de Mundial nada mais conta. Sneijder ganhou tudo. (José Mourinho)

Um engano quase fatal

Os nossos tenistas - Rita Vilaça


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Foto do dia

Treinar duro, duríssimo

Persistir sempre, desistir nunca

The Black Hole

Quem vai ficar para trás em 2011?

Benfica, FC Porto e Sporting, os três maiores clubes do futebol português, devem em conjunto 322,8 milhões de euros em empréstimos bancários e têm que pagar quase metade, 156,2 milhões de euros no prazo de um ano.
A SAD do Benfica é de longe a mais endividada, com um total de 216,6 milhões de euros em empréstimos bancários, o que representa mais do dobro do que os rivais devem à banca em conjunto, dos quais 92,2 milhões devem ser liquidados no espaço de um ano.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior.aspx?content_id=638642

Ora no dizer do insuspeito (quanto à cor clubística, claro) Record, o Benfica tem de pagar 92,2 milhões de euros em 2011 aos bancos. Chegou a hora da verdade. Por um lado os loucos adeptos com o compra, compra, compra que o dinheiro não é nosso. Por outro, os dirigentes encostados contra a parede pelos bancos, que quando toca a dinheiro não brincam. Mas será que as pessoas ligam a isto? Eu acho que não. Nolito do Barcelona? Perdão. Percebido?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os 100 melhores atletas masculinos da 1ª década

Clique na pequena foto que escolher. Há dois portugueses, Cristiano Ronaldo (17) e Luis Figo (53). As fotos são muito boas e todas acompanhadas de um pequeno texto.
http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/100-atletas-da-decada/

Fotos do dia

Rafa e Fed, os maiores

Roger espera Rafa à saída do avião e juntos vão partir para um jogo exibição que começa dentro de minutos em Zurique. Amanhã repetem o duelo em Madrid. O video sempre em cima da hora.




Jogo beneficente a decorrer no Hallenstadion em Zurique, com todos os bilhetes vendidos, com uma receita prevista de 790 mil euros e a reverter para a Fundação Roger Federer para a África. Amanhã, o jogo decorrerá em Madrid, e além da receita com a venda dos bilhetes, a Fundação Rafael Nadal receberá pela venda dos pedaços do court de piso rápido onde Nadal e Federer disputarão o jogo beneficente. Serão 35 mil pedaços de 13x17 cm. Cada pedaço terá o autógrafo de Rafael Nadal.

O céu é o limite

Touchdown fantástico

Os nossos tenistas - Vasco Pascoal

Quem acredita que Mourinho e Valdano são incompatíveis?

Depois dos erros do árbitro que prejudicaram o Real Madrid ante o Sevilha, Mourinho rebentou na conferência de imprensa e pediu reunião com Florentino Perez porque diz que está cansado de ser o único que defende a equipa. ( Marca)
Sondagem Marca - Sim 71,9% (3.420) - Não 28,1% (1.334)

No jantar de Natal do Real Madrid, José Mourinho sentou-se ao lado direito de Florentino Perez que tinha do lado esquerdo o treinador da equipa de basquetebol Ettore Messina.

Veja a notícia e o vídeo e se achar interessante tente adivinhar o final deste conflito. É sempre mais motivador prever, do que esperar pelos comentários dos escribas do óbvio. José Mourinho é mais, muito mais que um treinador de futebol, ele representa uma espécie quase extinta dos portugueses inteligentes, e podemos sempre aprender se já não soubermos tudo. Apreciar como se movimenta nos mares agitados, como lida com os adamastores, como domestica os pequenos poderes, como enfrenta o perigo de caras, como dá meia-praça ou pega de cernelha.

Com comentários em espanhol é melhor

Bolas de neve melhor que bolas de golfe

Lapidar 54

Gosto muito de música portuguesa, ao contrário de muitos portugueses. ( Mário Moniz Pereira)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Roger Federer com o passar dos anos


A edição italiana da revista Tennis Magazine apresenta Roger Federer mais maduro, para não dizer velho, porque os anos deixam marcas. Mas sempre a expressão de grande serenidade que o caracteriza.

Faltava meio segundo

Windsurfing Australia 2010

Os nossos tenistas - Bárbara Luz

Crise de valores


O momento que o Sporting CP atravessa é péssimo a nível de resultados da equipa de futebol. Um delegação da Juve Leo visitou a Academia de Alcochete e veja a interessante notícia do jornal A Bola : http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=238076
As diferenças são muitas, desde a qualidade da prosa, passando pela postura dos adeptos naturalmente insatisfeitos às atitudes do director, treinador e capitão. Excluindo os adeptos que são obra do acaso, os sportinguistas sempre foram pessoas que lutaram pelos valores. E entendem que as coisas não mudam só por diagnósticos óbvios.

No meu caso, devo dizer que me faz muita impressão que se fale em tantos milhões de euros,  que se compre jogadores como quem vai ao mercado comprar frutas. Na mesma exacta proporção que se fale em biliões de euros, neste pequeno país de pequenos gestores em que ninguém paga a ninguém. Faz-me impressão que se exija que se compre este e aquele. E que não se avalie bem quando se compra e se gaste milhões para comprar jogadores coxos. Que ninguém preste contas. Que apesar de serem responsáveis por actos gravíssimos, andem em almoços e jantaradas, elogiados por outros tantos.

Mas enfim. Se fossem pessoas correctas e honestas o país não estava como está. O Sporting CP não estava como está. Tudo não estaria como está. Mas arrepiante mesmo é as pessoas voltarem a votar e a apostar nessas pessoas para nos governar outra vez. O que leva a isto? Já fomos, responderia o meu pai.

Lapidar 53

Real Madrid 1 x 0 Árbitro e Sevilha. (Özil no seu twitter, depois do jogo)

domingo, 19 de dezembro de 2010