domingo, 31 de outubro de 2010
Exageros futebolísticos
Todos compreendem que os tipos precisam de vender jornais. Bruno César, avançado, Corinthians - Nolito, avançado, Barcelona - Diego Castro, avançado, Sp. Gijón - Strinic, defesa esquerdo, Hajduk Split - Monreal, defesa esquerdo, Osasuna e Bakambu, avançado francês, não é fruta a mais? Todos estes galácticos para a mesma instituição? Em 3 dias? Será que os jornais e jornalistas ganham algum? Porque só assim se compreende esta azáfama.
Para mim, que já cá ando há muito, mas não o suficiente, estes jornalistas paineleiros não passam de fazedores de farturas, desempregados depois da Feira Popular fechar. Mal por mal, mandem avançar o LFL que faz do futebol uma ciência. Lol.
Etiquetas:
anti-benfica,
Jornalismo desportivo
Conseguir, consegue-se
Nem ontem nem hoje vi qualquer jogo de futebol pela televisão. Assim, passei pela RTPN e estando três jornalistas a comentar, aprestei-me a assistir ao debate da jornada. Três jornalistas, de fato e gravata, dois gordos e um assim assim. Uma chatice. Estatísticas, frases muito longas, para quem queria ver os resumos, nicles batatóides.
A televisão deve ser movimento e acção. Nos debates deve envolver alguma discussão, de modo a que os programas não sejam monótonos. João Gobern e Bruno Pratas devem ser bons para programas de rádio, mas para televisão exige-se muito mais. Sou contra a participação de jornalistas acomodados, armados em doutores da bola, que complicam as coisas mais simples. Até um analfabeto pode opinar sobre futebol, basta bom senso.
Há dias conheci um pequeno grupo de jovens candidatos a jornalistas. Frequentam portanto a Escola Superior de Comunicação Social. Acho que é assim que se chama. Parto sempre do princípio que um tipo quando consegue chegar a um curso superior, pode considera-se doutor. Pode demorar 4 ou 20 anos, mas ele, na medida das suas possibilidades intelectuais vai conseguir. Alguns tem o cérebro fechado para obras, devido aos estragos provocados pela matéria do português, mas se insistirem muito, conseguem.
Ora, quando falei com eles, quis saber, quem sonhava ir para a área desportiva. Quase todos. Lixados, pensei para mim. Mas problema deles. Mas sinceramente o que mais me espantou foi que todos eles eram gordos. Jovens já gordos, com barriguinha a crescer e tudo. Porque será?
Etiquetas:
Jornalismo desportivo
sábado, 30 de outubro de 2010
O maior navio cruzeiro do mundo
O maior navio cruzeiro do mundo, o Allure of de Seas está a ser finalizado nos estaleiros navais na Finlândia. Não existem videos ainda disponíveis. Mas é um colosso dos mares. Que pertence a uma empresa dinamarquesa. A viagem inaugural será em Dezembro e todas as vendas reverterão a favor das vítimas no Haiti. Antes, no dia 30 de Outubro abaterá as chaminés para passar por debaixo da ponte Grand Belt, na Dinamarca, exactamente as 17:30H, numa viagem oceânica para iniciar o primeiro cruzeiro dos EUA.
O Allure of the Seas, propriedade da Royal Caribbean Cruise Lines tem bairros inteiros, com parques , praças, centros comerciais, zonas pedonais - além de uma quantidade incrível de restaurantes, áreas de bem-estar, ginásios, shows, casino, discotecas, court de ténis, campos de basquetebol e tudo que possam imaginar. Tem 16 andares, mais alto que qualquer estádio de futebol, 2.700 cabines, 5.400 passageiros e uma tripulação de 2.000 homens.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
A chegada ao poder
Não substituíram ninguém. Simplesmente caminharam. São as três M's do ténis português. Mudança, modernidade e magia. Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler e Magali De Lattre, como na matemática, a ordem dos factores é arbitrária.
Chegaram ao topo. São as primeiras de uma grande fornada que aí vem. Todas amigas que isto é ténis e não outra coisa qualquer. Ainda não atingiram o topo, porque caminham para lá chegarem. Limito-me a ser o mensageiro da boa nova. Dizer o que todos sabem. E esperam. Tenho pena de não escrever bem melhor, para poder gritar mais alto.
Vai iniciar-se um período de ouro do ténis português, com a chegada ao poder das três campeãs. Como sempre com o trabalho e espírito de sacrificio individual de cada uma. Com a coragem, determinação e orgulho de cada uma. Sem ajudas. Imaginem quando unirem todos estes adjectivos para representar Portugal na Fed Cup. Para arrasar.
Ténis perigoso
O tenista polaco Marcin Matkowski, especialista em pares, mostra uma bolada que recebeu de um dos irmãos Bryan em Xangai. O ténis pode ser perigoso, principalmente nas bolas cruzadas em pares.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Minas e armadilhas
Académica - FC Porto, árbitro (17 jogos) : Duarte Gomes (bancário) ; União de Leiria - Sporting CP, árbitro (14 jogos) : João Ferreira (oficial do Exército) ; SL Benfica - Paços Ferreira, árbitro (6 jogos) : Bruno Esteves (planeamento e gestão de stocks).
Etiquetas:
arbitragem
A grande mentira
http://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior.aspx?content_id=470487
Estava à espera de qualquer coisa de diferente, tipo Ferrero Rocher em embalagem especial, mas esta hipótese de subverter e inverter o rumo do campeonato é muito engenhosa. José Mourinho já tinha afirmado que futebol é muitas coisas mais do que um desporto. Agora, jogos apitados por 3 espectadores recolhidos no público é uma coisa fantástica. Começando pelo processo e critérios de escolha dos voluntários até ao acto consumado.
Esta medida experimental, penso eu, vai trazer ao estádio mais espectadores. Começando com aqueles que se afastaram há muito, como eu (pareço o Rui Santos com tantos eus) e com aqueles que atraídos por um extraordinário espectáculo de circo não deixarão de ir. Como é que eu não me tinha lembrado de uma coisa destas?
Nota : A foto é maior que o artigo, mas o jornal não é meu. Livra! As contas para pagar, com esta crise.
Nota : A foto é maior que o artigo, mas o jornal não é meu. Livra! As contas para pagar, com esta crise.
Etiquetas:
Futebol português
Rankings e dólares
Tenho evitado falar deste assunto, porque sei que é fracturante entre os adeptos do ténis. Mas tendo assistido diariamente a discussões entre os fãs de um de outro decidi acrescentar a minha opinião. Não me vou debruçar sobre a qualidade deles porque isso é discutir indefinidamente. Rui Machado atingiu esta semana a sua melhor classificação de sempre com a 95ª posição no ranking ATP. Frederico Gil encontra-se na posição 100, mas já foi 66º em maio de 2009, tornando-o até ver, no melhor tenista português de todos os tempos. Gil tem 25 anos e Machado 26 e ambos iniciaram a sua carreira profissional em 2003.
Ora sendo ambos profissionais, vivendo do ténis como profissão, até ao momento Frederico Gil arrecadou US$ 848,233 e Rui Machado US$ 368,288. Resta dizer que em 5 confrontos entre eles, Gil ganhou 4 e Machado apenas 1. Temos portanto todos os dados. Quem acha que é o melhor?
Etiquetas:
Ténis português
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Compare e veja porquê
O campeonato absoluto feminino de Espanha por equipas-A reune um conjunto de grandes e famosas jogadoras espanholas e estrangeiras. Veja a diferença com o que se passa por cá. Cada uno en su lugar.
Nota : Mais uma vez agradeço aos numerosos amigos que me enviam estas informações.
Provavelmente
O treinador do Barcelona Pep Guardiola referiu que José Mourinho é provavelmente o maior treinador do mundo. Mourinho afirmou que por ele tirava o provavelmente. A FIFA acaba de numa curtíssima lista nomear candidatos, Ronaldo e Mourinho, para jogador e treinador do ano. Dois portugueses.
O Real Madrid está a efectuar o melhor começo dos últimos 19 anos e os adeptos espanhóis cantam o nome dos portugueses. Principalmente o de Mourinho. A loucura está instalada. Provavelmente Mourinho ganhará e Ronaldo não. Dar os dois prémios aos portugueses será impossivel.
Mesmo a imprensa portuguesa tem escrito o patati-patatá habitual a favor de Messi, inclusivé com jornalistas portugueses com blogs do Barcelona e Messi. Uma azia das antigas, relacionada com a origem do produto 07. Como sempre, hoje mais do que nunca, os melhores vão para fora, e ficam os medíocres maldizentes. Patati-Patatá.
Calarei os maldizentes continuando a viver bem ; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência. (Platão)
Etiquetas:
José Mourinho,
Pep Guariola
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Vieira grelhada
Retire 11 vieiras do frigorífico e passe-as numa frigideira com azeite bem quente. Tempere com sal. Doure dos dois lados. Coloque as vieiras nos respectivos pratos. Delicadamente, coloque agriões sobre cada vieira. Decore, cercando, todas as vieiras com molho de azeite e coentros de modo a ficar bem verde.
Previsível
Paul morreu esta noite no aquário em Oberhausen. Infelizmente isso era previsível, porque desde alguns dias atrás não estava tão activo e comia pouco. Estamos todos muito tristes, declarou o director do Tanja Munzig. Como os polvos não sabem falar, ficamos sem saber se previu a sua própria morte. Da minha parte, considerava-o mais inteligente que quase todos os jornalistas desportivos.
A tranquilidade
A tranquilidade chegou. Os adeptos voltaram a aplaudir, não houve mais apupos, assobios e lenços. Esperaram 88 longos minutos pelo golo. Lutaram sempre sem protestar, aceitaram a dádiva, jogaram unidos, cairam 3 lesionados, acabaram com 10. Nem toda a gente se comporta como seria de desejar. Mas esses ficaram de fora.
Acusar o colectivo é uma prolixidade de eus, que vive a vida do lado de fora, até ser apenas aquele que nada é, porque nada foi (CO). Os aprendizes dos lápis vermelho e azul, que estavam empolgados com o improvável, silenciaram. Como os jagudis afastaram-se, porque a vida não vai parar, vai como o vento. Tens tudo a dar não percas tempo.
Etiquetas:
SC Portugal
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Gozar a vida
Wayne Rooney e Coleen Rooney gozam no Dubai umas curtas férias e celebram o acordo com o Manchester United que terminou num soberbo contrato de £ 8 milhões/ano. As acusações de infidelidade acabaram, e os pessoalmente e profissionalmente dramáticos dias com um lesão, também já lá vão. Champagne rosé sauvage?
Etiquetas:
Wayne Rooney
Acho que não
Ao contrário da maioria das pessoas acho que não é bom acontecerem goleadas do tipo à que o PSV Eindhoveen aplicou ao Feyenoord (10-0). Algo vai mal no futebol de alta competição quando isto acontece. Aliás a decadência gradual do futebol holandês tem a ver, entre outras razões, com o afastamento dos lugares europeus do Ajax e do Feyenoord.
Quando noutra modalidade, no hoquei em patins, Portugal e Espanha, aplicaram ao Japão, Austrália, Áustria e outros, goleadas tremendas de dezenas de golos, para alegria dos mais jovens sempre pouco responsáveis, isso contribuiu para a decadência da modalidade. Para o afastamento de muitos países da modalidade, que é hoje uma minúscula ilha no panorama desportivo mundial. Sem significado, trata-se de uma modalidade residual.
Ninguém gosta de ser humilhado. Embora, cada vez mais os poderosos do momento gostem de exibir o seu poder para magoar, dominar e reprimir. E no desporto não se foge à regra. Mas a gravidade é maior, porque existem sempre milhares a humilharem uns tantos. Conjunto de pessoas que não são nada na vida, mas no futebol pertencem ao bando, ao grande rebanho. Palpiteiros de plantão. Blá, blá, blá, alé, alé.
Etiquetas:
Ajax,
PSV Eindhoven
Legião estrangeira
O Benfica esta noite alinhou de início com 9 jogadores estrangeiros e 2 portugueses. Depois entraram mais 3 estrangeiros. Jogaram pelo Benfica 12 estrangeiros esta noite. Ganharam por 1-0 ao Portimonense com um golo marcado a partir de uma falta inexistente. Glorioso.
domingo, 24 de outubro de 2010
Quem é o GOAT?
Compare os grandes campeões de ténis da era moderna. GOAT significa " Greatest of All Time", seleccione dois jogadores e compare. Pode utilizar de 1 a 5 critérios para tirar dúvidas.
http://www.aneki.com/greatest_tennis_players.php?s=0&m=1
A coragem de Nalbandian
Um salto para o vazio da Torre Danubio, em Viena, a 152 metros de altura, há seis anos. Sei o que custa porque é preciso coragem. Por imperativos da minha profissão saltei bem mais alto. Tenho uma grande admiração por David Nalbandian.
Fiz muito mais por profissão, mas ele fez pelo risco, sem preparação, simplesmente por bravura em estado puro. Percebem um pouco, porque me exalto por vezes com os tipos da caneta e secretária, gordos e feios a mandar palpites?
Etiquetas:
David Nalbandian
sábado, 23 de outubro de 2010
Pequenas coisas
Há momentos, estava a ver na Sportv2 o jogo Saragoça- Barcelona, quando a propósito de um golo de Messi a terminar a primeira parte, o comentador disse : Lionel Messi por muitos considerado o melhor jogador do mundo.
Não sei se é por muitos, se é por alguns. Nem sei mesmo se é o melhor jogador do mundo, ou se é o melhor da Argentina. O que sei, e isso é certo, um comentador argentino nunca afirmaria : Cristiano Ronaldo por muitos considerado o melhor do jogador do mundo.
Quando oiço estes disparates que pagamos e bem (TV Cabo), penso sempre nas palavras do grande tenista brasileiro Fernando Meligeni. A troco de quê?
Denúncias e concluios
O Comité de Ética da FIFA iniciou uma investigação para apurar se houve conluio entre as candidaturas de Portugal-Espanha e do Qatar nas corridas para os Mundiais de 2018 e 2022. Um dia depois de a Comissão de Ética ter suspenso dois membros da Comissão Executiva da FIFA por os seus nomes terem sido envolvidos num alegado esquema de venda de votos no processo de escolha dos países organizadores dos dois campeonatos do Mundo, o diário inglês "Daily Telegraph" cita hoje "fontes conhecedoras da investigação" para afirmar que as candidaturas de Portugal e Espanha e a do Qatar estão sob suspeita.
A acusação do órgão da FIFA, segundo o jornal britânico, baseia-se em rumores que dão como certo que as duas candidaturas acordaram uma troca de votos. Alegadamente, o sindicato de votos sob influência do Qatar terá concordado em apoiar a candidatura ibérica para o Mundial de 2018, em troca do seu apoio à candidatura do Qatar ao Mundial de 2022. O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, diz o "Daily Telegraph", afirma que o órgão máximo do futebol "recebeu a informação há algumas semanas atrás, e tem havido rumores de que o conluio aconteceu", acrescentando que a FIFA resolveu pedir ao Comité de Ética que "investigasse o caso".
Se estas acusações forem dadas como provadas, as duas candidaturas poderão ser expulsas da corrida à organização do Mundial.
A Inglaterra apresentou uma das quatro candidaturas europeias à organização do Mundial de 2018, à qual também concorrem a Rússia e as candidaturas conjuntas de Portugal e Espanha e da Bélgica e da Holanda. Ao Mundial de 2022 concorrem Qatar, Estados Unidos, Japão, Austrália e Coreia do Sul, estando a reunião da FIFA para atribuição dos dois campeonatos marcada para 2 de Dezembro, em Zurique, na Suíça. (in Jornal de Notícias)
Pelé festeja hoje 70 anos
Os que têm menos de 40 anos não o conheceram. Ele reinou de forma incontestável no planeta do futebol, veio do Brasil e chamava-se Pelé. Edson Arantes do Nascimento, o seu verdadeiro nome, festeja este sábado 70 anos. Foi na sua época a referência absoluta e incontestada, o melhor jogador da história do desporto e o mais popular do mundo.
Em termos de palmarés, Pelé ficará ainda por muito tempo inigualável. Os seus 3 títulos de campeão do mundo (1958 aos 17 anos, 1962 e 1970) e os seus 1.284 golos no decurso de 1.375 jogos (dos quais 77 pelo Brasil), para não falar de outros momentos mais marcantes.
Pelé foi convidado a festejar o seu aniversário um pouco por todo o lado. Recusou todos os convites. Agradeço a todos mas a minha mais bela prenda aos 70 anos é de estar boa saúde, ter o reconhecimento e o amor de todos os que me suportaram e me motivaram todos estes anos pelo mundo inteiro, respondeu por carta o brasileiro mais célebre do mundo.
O incrível Hulk
Givanildo Vieira de Souza, um nome incrível. Conhecido por Hulk, um jogador extraordinário. O Manchester United terá Hulk como prioridade para o reforço da equipa, avança esta sexta-feira a Rádio Renascença. A estação de rádio sublinha que Alex Ferguson, treinador dos red devils, recebe informações de todos os jogos do FC Porto por parte de um observador que está incumbido de seguir o desempenho do avançado brasileiro. Hulk tem contrato com o FC Porto até 2014, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, noticia o Record online.
O Mancheter United acaba de renovar com Wayne Rooney por mais cinco anos. Para o jogador inglês um contrato soberbo e milionário. Para o MU, a oportunidade de segurar Rooney que sairia no fim da época praticamente a custo zero (5 milhões de libras). Para mais tarde o vender porque há muitos interessados e quem falha não é leal, não tem lugar no clube (but for how long?). E depois a correr por Hulk, que o MU sabe muito e não tem túneis. E o FC Porto enche. E de que maneira.
Etiquetas:
FC Porto,
Hulk,
Manchester United
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Lapidar 46
O futebol põe as pessoas a dizer coisas extraordinárias. Os mais inteligentes tornam-se básicos, os mais lúcidos mentecaptos, os mais equilibrados talibãs, os mais frontais cordeiros, os mais coerentes demagogos profissionais. (Daniel Oliveira)
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
FC Porto, verdadeiramente extraordinário
Acabou a jornada de hoje da Liga Europa. De saudar as vitórias categóricas de FC Porto e Sporting CP. De repudiar com veemência os comentários dos assalariados da Sportv1 e SIC. Uma vergonha. Grosseiros, vulgares, indecorosos. Frases do tipo Salomão poderia ter conquistado uma grande penalidade, com mais experiência - indicam a origem da batota e do vale tudo. Ou vamos lá ver se chega à meia-dúzia - sublimam o humilhar ou o achincalhar dos adversários. E ainda uma grande falta de qualidade humana e profissional. Mas enfim, é o que temos. Quem quiser muda. Quem não pode escreve.
Mas o que determinou que escrevesse este post tem a ver com um episódio que aconteceu, logo que o árbitro espanhol Clos Gómez apitou para o intervalo do jogo Besiktas-Porto. O árbitro apitou para intervalo. Toda a equipa do Porto correu para o árbitro de forma muito ameaçadora, gesticulando e falando (presumo que o diálogo fosse em castelhano). Helton de braços bem abertos protegia o árbitro numa encenação perfeita. Por detrás do árbitro, um dirigente do Porto gritava ao seu ouvido de forma desabrida. Villas-Boas mais atrás assistia. O público vaiava o Porto de forma monumental. Perfeito. Isto não foi feito de forma espontânea. Esta forma de agir é treinada e encenada. Funcionou em pleno. depois do intervalo foi outro apitar. Uma grande exibição e um extraordinário jogador - Hulk. E claro, a organização de um clube onde todas as emergências estão previstas.
Aproveito para escrever o seguinte. Para ficar registado. Gosto de ter razão antes de tempo. Só não gosta quem não sabe. Villas-Boas e alguns jogadores do FC Porto se não alterarem o comportamento vão ter desgostos grandes. Ir longe demais não tem mais valor do que ficar aquém. Tem um grande conjunto jogadores que formam uma grande equipa de futebol, é visível que o treinador é bom, a organização e estrutura é de profissionais, mas há túneis por aí, e fora do campo desportivo é onde se ganham campeonatos. Os dois sabem disso.
Etiquetas:
F.C.Porto,
Sporting CP
Quase ninguém acerta
Trata-se de um teste. Na frase em baixo deve ser colocado um ponto final e duas vírgulas, para que a frase tenha sentido. Amanhã dou a solução, neste mesmo post.
MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA DÊ-ME A TOALHA.
Solução : MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA. MÃE, DISSE ELA, DÊ-ME A TOALHA.
Solução : MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA. MÃE, DISSE ELA, DÊ-ME A TOALHA.
Aplausos desnecessários
Uma das minhas primeiras lembranças --e também das mais marcantes-- de uma partida futebol não é um gol.
No início da década de 1970, numa partida entre Palmeiras e Santos, disputada no Pacaembu, depois de um chutão para cima, que ultrapassou a marquise do velho estádio, a bola começou a cair, com muito efeito.
Logo, um bolo de jogadores se formou para tentar tocar naquele míssil que vinha do céu. No meio daquela confusão surge uma perna esticada. Era a do gênio Ademir da Guia, que tranquilamente aparou a bola com peito do pé e trouxe mansamente para o chão.
O desfecho tão belo e simples, para um lance que começou tão feio, fez com que todo o estádio, maravilhado, começasse a aplaudir o camisa 10 palmeirense.
Acho que a lembrança desse lance me deixa muito exigente e, até hoje, não me conformo como vários torcedores gastam aplausos em lances que mereciam a mais estrondosa vaia.
Por exemplo, é difícil acreditar como os torcedores adoram aplaudir quando um jogador dá um bico para a arquibancada --quanto mais longe o grosso chutar a bola mais aplausos ele terá.
Não falo de lances em que há uma jogada de perigo na área, mas sim daqueles que o jogador está sozinho, sem ninguém para atrapalhar. É um pecado ovacionar um jogador medíocre, que se limita apenas a chutar bolas para lateral.
Talvez, por isso, esses jogadores medíocres inflados com os aplausos dos torcedores comemoram um simples desarme como se fosse um gol. Pode reparar, mas é sempre aquele jogador ruim, que muitos insistem em aplaudir, que sai batendo no peito, socando o ar, quando consegue desviar uma bola para escanteio.
Concordo que não é possível ter só craques em campo, mas não dá para ver um monte de medíocres entrando em campo, porque eles têm como principal qualidade o excesso de vontade. Aliás, se eles têm tanta gana assim poderiam usar todo o fôlego que dispõem para melhorar tecnicamente.
Aplausos sem merecimento criaram uma classe de jogador, os chamados volantes de contenção --ou brucutus, cães de guarda-- que fizeram o futebol brasileiro perder grande parte do seu brilho.
Já disse aqui que, para se justificar a presença desse tipo de jogador, foi criado o mais infame dos bordões esportivos: "não aparece para a torcida, mas joga para o time". Frase que não quer dizer absolutamente nada.
Volante que só sabe marcar não ajuda time nenhum. Tudo bem que ele pode roubar bolas, mas isso não tem efeito prático nenhum, porque na sequência o volante dá um passe errado e a posse de bola volta para o adversário.
Isso é muito fácil de perceber. Ao analisar as estatísticas de um jogo, qualquer desses jogadores que são exaltados como guerreiro e "raçudos" tomam várias bolas, mas sempre erram mais passes do que o número de desarmes.
Por isso, vemos sempre esses jogadores correndo atrás dos adversários e dando carrinhos --que só servem para destruir o gramado. Na verdade, eles não estão ajudando em nada a equipe, mas sim tentando consertar a besteira que acabaram de fazer.
A proliferação de volantes marcadores fez com que acabassem os armadores no nosso futebol. Atualmente sentimos isso. Tanto que, tirando Paulo Henrique Ganso, do Santos, que está machucado, os nossos principais times precisam recorrer a estrangeiros --muitos que nem no seu país de origem tiveram destaque-- que fazem sucesso por aqui ditando o ritmo de vários times.
Mais do que um esporte, o futebol também é espetáculo. Então, sempre temos gastar nossos elogios com quem talento e não com medíocres que só sabem usar os bicos das chuteiras. (Humberto Peron, Folha de S.Paulo)
Ainda bem
“A resposta é não, completamente não!” – foi assim, sem deixar margem para qualquer dúvida, que Filipe Soares Franco reagiu quando confrontado pelo Record sobre a possibilidade de avançar como candidato às eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Ainda bem. Chateava-me ver o antigo presidente do Sporting CP metido neste tacho. Se é franco tem que falar e proceder com decência. Deixe isso para os duques. Ou para o Seara. Ou para outro qualquer. Nomeadamente, para um indicado pelo Madail, que depois o coloca num cargo qualquer da FPF, para continuar na FIFA.
“A minha vida não passa por isso” assinalou para vincar de seguida: “Nem pouco mais ou menos.” Mais uma para queimar pessoas e fazer subir os segundos planos. Portugal transformou-se no país leader no marketing da imagem. Tristeza, ser sempre leader das pequenas coisas.
Etiquetas:
FPF,
Soares Franco
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Corrupção
Depois dos factos relatados pelo Sunday Times que ligavam determinados dirigentes à corrupção, a comissão de Ética da FIFA reúne esta quarta-feira de urgência para analisar. A corrupção no futebol, aos olhos dos especialistas em ciências humanas é como a camada de ozono : uma fatalidade. O haitiano Reynald Temarii e o nigeriano Amos Adamu representavam a universalidade do futebol e o orgão mais isento e mais independente que se possa imaginar para decidir sobre este assunto é a FIFA, ela mesma. (rir)
São 24 nomes que irão escolher a quem serão atribuídas as organizações dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022. Desses 24 nomes teremos que riscar sete por comportamentos contrários à moral. A saber, Issa Hayatu (Camarões), Chung Mong-jun (Coreia do Sul), Jack Warner (Trinidad e Tobago), Ricardo Teixeira (Brasil), Chuck Balzer (Estados-Unidos), Nicolas Leoz (Paraguai) e Julio Grondonna (Argentina).
A corrupção nas altas esferas do futebol é uma fatalidade? A acreditar em certas fontes, sim. David Yallop denunciou as manobras em 1999 no seu livro Como eles roubam um jogo. Perito em crimes não resolvidos, ele descreveu com minúcia tudo, mas a sua versão em alemão foi interdita na Suiça. Causa : a ascensão de Stepp Blatter à presidência da FIFA e os jogos duvidosos dos votos em torno disso.
Nota : Por que alguns jornalistas escrevem sobre um simples pensamento (vale muito a pena ler este artigo do Record , pela sua profundidade), ou Barcelona-Copenhaga(palpites) (profundíssimo) ou uma noite bem passada com os Furs... (apoteótico) ou Nuno Gomes desperdiçou tempo (pois foi) ou LF Vieira e Pinto da Costa nascidos para a música (excepcional), e não escrevem sobre assuntos da actualidade do desporto, como fazem os articulistas sérios de jornais desportivos estrangeiros? Uff, grande parágrafo. Resposta : um shrek para sempre que se preze não sabe escrever, e faz gala em demonstrar isso mesmo.
Nota : Noticia de hoje (12:56H 21/10) segundo indica o Sunday Telegraph, a candidatura ibérica está sob suspeita. Palavras para quê? São artistas portugueses.
Noticia (11:37H 22/10) FIFA suspende a título provisório seis membros. As questões de fundo foram habilmente iludidas. ( Les Temps, Suiça)
Nota : Noticia de hoje (12:56H 21/10) segundo indica o Sunday Telegraph, a candidatura ibérica está sob suspeita. Palavras para quê? São artistas portugueses.
Noticia (11:37H 22/10) FIFA suspende a título provisório seis membros. As questões de fundo foram habilmente iludidas. ( Les Temps, Suiça)
Uma questão importante
Tenho muito respeito por Mourinho e por tudo o que já conquistou mas nunca será treinador da minha equipa. Isto tem pouco a ver com futebol. Na minha opinião, um técnico tem que conseguir mais do que pôr a equipa a jogar bom futebol: tem que representar o clube, a instituição e os associados, afirmou o actual selecionador da Catalunha e ex-treinador do Barça, o holandês Johan Cruyff.
Uma questão importante. Porque há dois tipos de treinadores. O treinador tipo Guardiola e o treinador tipo Mourinho. São os polos opostos de qualquer decisão ou opção. Guardiola não deverá ser treinador de qualquer outro clube, depois de passar pelo Barcelona. Exactamente como Rijkaard ou Cruyff, que falharam depois de passar pelo Barça. Rijkaard acaba de abandonar o Galatasaray.
Com Mourinho é diferente, como todos sabemos. Adapta-se a qualquer tipo de clube. Vende os seus serviços, trabalha, consegue resultados e parte para outra. Representa outro conceito, que afinal todos buscam, mas quase nenhum consegue.
Ora, os adeptos optam por um estilo ou por outro conforme as conveniências. Nos últimos anos em Portugal, Benfica e Porto optaram pelo estilo Mourinho, e Sporting pelo estilo Guardiola. Em França, diz-se, que na política os franceses têm o coração à esquerda e a carteira à direita. Em Portugal é igual. Coração em Guardiola, mas resultados em Mourinho.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Reunião magna
Reunião magna dos shreks do Record papel e online. Descubra porque uns tem um olho e outros dois. Lol. Tema da reunião : Como sair de um grande buraco antes do Natal.
Devedores como todos
As pessoas julgam irem ser pagas as grandes dívidas internacionais deste país àquele ou daquele ao outro? Se o Brasil deve 3 biliões e não sei quê e os Estados Unidos da América 5 biliões e não sei quanto, quem vai pagar as dívidas a quem? Haverá uma altura em que já nem se saberá quem é o credor e quem é o devedor. Só então o problema se irá resolver. (Agostinho da Silva)
Wayne Rooney, Alex Ferguson e José Mourinho
Wayne Rooney recebeu uma proposta milionária do Manchester City e que se traduz em £230,000 por semana. Irrecusável. Tudo parecia perdido para o Manchester United. Mas Sir Alex Ferguson convenceu Rooney a permanecer no MU, depois de falar com José Mourinho.
O Real Madrid tem Gonzalo Higuain e Cristiano Ronaldo que a época passada fizeram 60 golos. E para ajudar esta dupla tem Angel Di Maria e Mesut Ozil. Mas José Mourinho quer mais. Quer Wayne Rooney. E o MU para não perder Rooney a custo zero para o Manchester City no termo do contrato, acordou com o Real Madrid a sua transferência. Os pormenores estão no segredo. Mas esta história já terá terminado? Não sabemos.
O que sabemos, é que nenhum clube do mundo segura um jogador, se ele não quiser. Porque o dinheiro é mais importante do que a honra. Passamos os olhos pelos jornais nacionais e estão lá todos. Moutinho, Nuno Gomes, Liedson para não ir mais longe. E Bruno Alves de olho no Benfica. E Meira. E sempre mais um, aqui e acolá. Mas um dia isto vai acabar. Quando os dirigentes deitarem para trás as rivalidades e se entenderem. Depois de PC, LFV e JEB. Falta pouco.
Etiquetas:
Alex Ferguson,
José Mourinho,
Wayne Rooney
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Foto do dia
Acrobatas do Cirque de Soleil, companhia circense canadiana, fundada em 1984 por dois ex-artistas de rua, mas que se expandiu rapidamente passando de 74 empregados em 1984 para mais de 3.500 espalhados por 40 países e facturando mais de US$ 600 milhões. (clique na imagem para aumentar)
domingo, 17 de outubro de 2010
A Suécia
Agradeço muito a todos os videos que me enviam, vou colocando na medida do possível, a todos um grande abraço.
O ataque dos lobos
Um polícia de trânsito manda parar uma viatura, que tinha o farol direito fundido. Mas 11 lobos selvagens atacam. O polícia esquece a multa. Estão estimados 30.000 lobos selvagens na Rússia que estão fora de controlo e sem protecção legal. Em algumas partes da Rússia é oferecido dinheiro para abater estes animais, mas não existem voluntários.
Tristes mas sem lenços brancos
Existem muitas dúvidas sobre o futuro de Wayne Rooney no Manchester United, devido a não ter ainda renovado o seu contrato com o clube, devido às últimas exibições menos conseguidas e devido a um aparente litígio com sir Alex Fergunson. Os resultados do MU também não ajudam.
Mas não há adeptos com lenços brancos, nem às portas do estádio com faixas insultuosas e até a imprensa inglesa, extremamente rigorosa e exigente tem contenção nas notícias. São outras mentalidades, são outras pessoas. São pessoas que gostam de futebol, que amam o seu clube. Não são jovens terroristas do bota abaixo, marginais da inteligência ou batoteiros de resultados.
Etiquetas:
Manchester United,
Wayne Rooney
sábado, 16 de outubro de 2010
Pensamentos confusos
Numa assembleia geral para aprovação de contas ter 200 votos em 800 corresponde a 40%. Mas esses mesmos 200 votos aplicados a uma assembleia eleitoral com 10.000 sócios votantes corresponde a 2%. Foi exactamente o que Paulo Cristovão teve em votos expressos na assembleia eleitoral do Sporting CP. É o que vale. Contudo, afirmou que a margem de contestação à actual direcção do clube aumentou. Como os portugueses são decididamente muito fracos a matemática, tudo bem, aceitamos. A ignorância. Mas não o facto de nos quererem fazer passar pela mesma.
Hoje, o Alex publica uma carta que o P Cristovão lhe enviou. PC está a tomar o veneno que ele próprio preparou para outros. Ter sido da PJ não dá estatuto a ninguém. Mete medo e receio a muitos, mas não a todos. O estatuto adquire-se com o trabalho real, elogiado e respeitado pelos outros e não avaliado pelo próprio. Ou seja, não posso dizer que sou muito inteligente de forma incessante. Os outros é que devem atribuir e concordar com essa qualidade.
O Record iniciou há muito uma campanha de desestabilização do Sporting CP. Serve-se dos opositores, dos quais há antigos jogadores, antigos dirigentes e uma mão cheia de adeptos, para obter informações e denegrir um clube centenário. E depois, quando estes já não servem, ou começam a repetir muito as mesmas histórias, o Record deita fora. O Record faz isso porque os filhos sem orgulho na mãe fazem isso.
Continuarei a escrever sobre este tema porque me apetece. E mostrar que um mosquito chato incomoda muito e provoca danos a um boi gordo, mesmo que o boi saiba ler e escrever.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Lançar as pedras e esconder a mão, por medo
O jornal regabofe do costume (relacionar com festança de bufos), no desespero, ao cair no abismo da falência, aplica todos os dias indirectas ao Sporting CP. Neste caso, trata-se da não utilização do guarda-redes nº3, o alemão Timo Hildebrand. Copia notícias, deforma títulos, ataca o que parece mais frágil e esquece por medo os outros clubes.
Desde logo, Roberto, o guarda-redes principal do Benfica, uma compra ainda não esclarecida, um fiasco bem medido. Depois, esquece o guarda-redes polaco Pawel Kieskez do Porto, comprado no início desta temporada. No primeiro caso, compreende-se, está a cor. No segundo caso, se calhar, também se compreende, está a dor. Nos dois casos o mesmo cuidado, não levar. Nos, sim nesses, é claro. Lol.
Etiquetas:
Benfica,
Futebol,
Porto,
Sporting CP
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Record copia notícia e insulta Roger Federer
A notícia saíu às 16h00 do Brasil (19h00 de Portugal) e veja http://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/1272/Federer-e-mencionado-em-processo-sobre-apostas/
enquanto que o Record publicou às 21h13 e veja http://www.record.xl.pt/Modalidades/Apostas/interior.aspx?content_id=468326O texto é igual, apenas com pequenos ajustes de sintaxe. Copiar, todos copiam e o Record copia muito. Demais. Problema deles. Mas o site tenisbrasil colocou em título Federer é mencionado em processo sobre apostas. O Record online colocou o título Roger Federer envolvido em escândalo de apostas.
Não vale a pena fazer mais comentários. É comparar as notícias e cada um acha o que acha. O plágio é um aplauso entusiasmado do incompetente. Se roubas ideias de um autor, é plágio. Se roubas de muitos autores é pesquisa. Eu acho que é pouca-vergonha ou para ser mais preciso, uma grande patifaria, ou talvez uma incompetente pesquisa. Lol.
Lapidar 45
Estranho povo este, a quem chamam Lusitanos, que não se governa nem se deixa governar. (general romano Gaius Julius Caesar, III a.c)
Vai e vem
São três as notícias verdes de hoje. A notícia verde menta é que parece que o Izmailov na reabertura do mercado vai de vela para o FC Porto, que é um clube que sempre soube entender a mentalidade russa, desde os tempos de Yuran e Kulkov ( o tutor é o mesmo, o Barbosa).
A notícia verde lunar é que o Sporting CP está muito interessado em comprar os direitos de Anderson, o médio do Manchester United, na reabertura do mercado, claro. Nem sei que diga.
A terceira tonalidade é a de uma notícia verde desbotado que refere que Peter Kenyon, director geral do Chelsea no tempo de Mourinho, que gere várias empresas no mundo (uih!) é um dos parceiros do Fundo de jogadores criado pelo Sporting CP.
Portanto, nenhuma notícia verde-bandeira. Se quiser ver todas as tonalidades em verde vá à Wilkipédia. São 22. E com tantas tonalidades já se percebe porque de vez enquando andam à chapada.
Etiquetas:
Sporting CP
Falidos e bem pagos
O Liverpool está falido. Quer dizer, não está nada – está tanto como o Porto, o Benfica e o Sporting. Estar falido hoje já não é uma aflição momentânea, é uma forma de estar na economia. O problema do Liverpool é outro: entrou em “default”. Em português: é caloteiro. (Pedro S Guerreiro, no Record)
Oa maiores da net
Pageviews
1. A BOLA, 109 066 085
2. Sapo Homepage, 80 223 859
3. Sapo Mail, 73 161 583
4. Record , 71 402 093
5. Mais Futebol, 47 640 577
6. Correio da Manhã, 45 836 038
7. Sapo Fama, 28 518 014
8. Sapo Blogs, 28 190 244
9. Público, 27 784 951
10. Sapo Notícias, 26 471 152
11. Caras, 25 419 419
12. RFM, 20 935 620
13. Expresso, 20 782 603
14. Jornal de Negócios, 19 850 976
15. Casa Sapo, 19 585 629
16. O Jogo, 19 460 581
17. Sapo Fotos, 18 737 994
18. TVI, 17 356 721
19. Lux, 16 185 163
20. Jornal de Notícias, 16 122 734
1. A BOLA, 109 066 085
2. Sapo Homepage, 80 223 859
3. Sapo Mail, 73 161 583
4. Record , 71 402 093
5. Mais Futebol, 47 640 577
6. Correio da Manhã, 45 836 038
7. Sapo Fama, 28 518 014
8. Sapo Blogs, 28 190 244
9. Público, 27 784 951
10. Sapo Notícias, 26 471 152
11. Caras, 25 419 419
12. RFM, 20 935 620
13. Expresso, 20 782 603
14. Jornal de Negócios, 19 850 976
15. Casa Sapo, 19 585 629
16. O Jogo, 19 460 581
17. Sapo Fotos, 18 737 994
18. TVI, 17 356 721
19. Lux, 16 185 163
20. Jornal de Notícias, 16 122 734
Um dia vou escrever sobre audiências. Mas como quase todos aplicam os mesmos truques, o algodão não engana. Mas adianto que estes nºs correspondem a fantasias de informáticos habilidosos. A partir do momento em que programadores hackers entram nos computadores da NASA, é sempre fácil falsificar as estatísticas das audiências.
Etiquetas:
Audiências
O último, é um homem especial
O último homem a sair ainda não tem o ponto verde na foto (clique na foto para ampliar), chama-se Luis Urzula (Don Lucho) e tem 54 anos. Um homem capaz de superar adversidades. Cedo se tornou mineiro para ajudar a mãe. A minha sincera homenagem a todos, mas a Don Lucho em particular. Hoje, também sou chileno.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
China vs Brasil em luta livre
A confusão generalizou-se numa série de três amistosos entre a China e o Brasil em basquetebol, na cidade de Xunchang, na madrugada de ontem. Terá começado no primeiro minuto do encontro, quando um brasileiro, cujo nome não foi revelado, caiu sobre um jogador chinês. Os brasileiros fugiram para os balneários e recusaram continuar a jogar. Vários jogadores sofreram ferimentos, mas não graves. Já haviam sido disputados dois encontros, no primeiro a China venceu por 92-78, e no segundo o Brasil ganhou 99-93. Os jogadores brasileiros embarcam hoje para o Brasil.
Etiquetas:
Basquetebol,
Brasil,
China
De grelha
Shrek na grelha. Homem identificado como Ivan Bogdanov, apontado pela polícia como um dos responsáveis pela grande confusão no encontro entre Itália e Sérvia da fase de qualificação do Euro 2012. (clique na foto para aumentar)
Consenso ou bom senso
Consenso leva em conta as preocupações de todos (ou devia levar), todo o grupo entra na tomada de decisões (ou devia entrar), através da negociação e do voto. Bom senso tem a ver com sabedoria e com razão e define as capacidades médias que cada um possui (ou não possui) para fazer julgamentos e escolhas.
Três pessoas a colocarem-se em bicos de pés. Fernando Seara afirmou que será candidato se Madail sair, Vitor Baía que só avança se o futebol português sair da ilegalidade e Rogério Alves diz que a preferência clubista de Seara é pouco relevante, desde que se una aos nossos princípios. É possível arranjar um candidato apoiado pelos três? Mesmo assim, existe consenso e bom senso? Voltamos a dividir o bolo entre presidente da Federação para um conselho de arbitragem para outro? E quem está disposto a aceitar o novo regime jurídico das Federações como manda a lei?
Dos clubes actualmente mais importantes da modalidade em Portugal, o mais antigo é o Futebol Clube do Porto, que foi fundado em 1893 por António Nicolau de Almeida, embora só a partir de 1906 - depois de um interregno na actividade - foi definitivamente impulsionado por José Monteiro da Costa, entre outros. O Boavista Futebol Clube foi fundado em 1903. O Sporting Clube de Portugal foi fundado em 1906 pelo visconde de Alvalade e pelo seu neto José de Alvalade. O Sport Lisboa e Benfica nasceu da fusão, em 1908, do Sport Lisboa (fundado em 1904) com o Grupo Sport Benfica. (Livro de Alexandra Andrade, o futebol em Portugal)
Baralhados?
Baralhados?
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Temos selecção, temos homens
Apanhou o comboio em andamento, convocou e pôs a jogar alguns jogadores apenas consensuais, criou um balão de oxigénio para se respirar melhor, motivou os jogadores, falou pouco, agiu com tranquilidade e trabalhou com inteligência. Paulo Bento, de momento, calou muitas bocas que defendiam outras opções e outros interesses.
No dia 4 de Junho de 2011, Portugal jogará um encontro decisivo com a Noruega. Bento dedicou a vitória a todos os portugueses e não somente àqueles que o apoiam. Que são quase todos. Tem agora tempo para respirar e corrigir muitas coisas. E pelas suas últimas palavras no flash inteview da RTP1 sabe muito bem com aquilo que conta. Para o bem e para o mal. Para o bem, os jogadores e os portugueses que adoram o seu país, para o mal os que sinceramente não vão por aí.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Crítica objectiva e individualização objectiva
Gosto muito e tenho por hábito assistir aos programas O Dia Seguinte e Prolongamento. Como diz um amigo meu não sou suficientemente rico para poder escolher, ou seja não tenho uma sala cheia de televisões como o Record online para poder seguir vários programas ao mesmo tempo. Embora a essa desvantagem, possa juntar a vantagem de não misturar alhos com bugalhos.
Escrevo este modesto post, porque reparei na nova postura de Fernando Seara, digna de um candidato a novo presidente à FPF. Nova postura, realçada com um pedido de desculpas a Villas-Boas pelos excessos de linguagem cometidos no último programa e que terminou com a frase que serve de título a este post. Assim tive que ir rebuscar um caricato artigo do LA, do qual transcrevo umas linhas : E isso do meu ponto de vista, é pobre para aquilo que se pretende. O debate futebolístico que me agrada é feito por treinadores, jogadores, árbitros, ex-representantes dessas classes e jornalistas da área de desporto. Nunca percebi a razão de os escolhidos para o debate desportivo serem, quase sempre, advogados, cineastas, médicos, empresários, políticos ou outra coisa qualquer. Se nenhum jogador de futebol ou treinador é chamado a opinar quando em causa está a crise económica, uma qualquer questão médica, o “caso Casa Pia” ou o “Freeport”, porque raio o inverso sucede de forma sistemática?
Ora, para citar grandes benfiquistas, o futebol é um jogo de paixão, o futebol é universal e um fenómeno à escala planetária, pelo que todos devem discutir futebol. Já, como é evidente, jornalistas desportivos, futebolistas e treinadores não se devem pronunciar sobre diversos assuntos para os quais não estão minimamente preparados, como as cirurgias do Dr. Barroso, a economia dos Drs. Moreira e Monteiro, cinema do Sr. Vasconcelos ou advogacia dos Drs. Aguiar, Seara ou Ferreira. Dá para entender LA? Ou queres que explique mais?
Mas as coisas vão mudar
http://www.destak.pt/artigo/77243-liga-inglesa-tem-menos-jogadores-nacionais-do-que-a-portuguesa
Mas as coisas vão mudar. Começará primeiro por outras Ligas, a inglesa, a francesa e alemã e depois estender-se-á à Liga portuguesa. Na Premier League dos 452 jogadores usados nas primeiras jornadas, apenas 166 são ingleses.
A UEFA autorizará somente a utilização de 3 jogadores estrangeiros para jogar um encontro. Os clubes poderão comprar os jogadores estrangeiros que quiserem mas só podem utilizar 3, nas provas nacionais. Esta medida, apoiada esmagadoramente pelos clubes menos poderosos, vai significar uma mudança muito profunda nas classificações de todos os países, nomeadamente naqueles em que não há limite à utilização de estrangeiros.
Já imaginaram o que vai acontecer em Portugal?
Por detrás da cortina
Há histórias que merecem ser contadas, porque ajudam a perceber os interesses que se movem por detrás das cortinas, sempre, sempre visando o resultado. Mas nem todos aceitam estas situações.
domingo, 10 de outubro de 2010
Serena Williams
Serena Williams acaba de renunciar à participação no WTA Linz, na Austria, devido a persistentes dores nos pés durante o último treino. Perderá segunda-feira a liderança mundial no ranking feminino, a favor da jovem Caroline Wozniacki. Desde o seu triunfo em Wimbledon no início de julho que Serena nunca mais jogou. Para mim tem sido uma grande chatice. Como adepto do ténis feminino, custa-me muito que ela não jogue. Desde que parou apareceram uma intrusas, no bom sentido da palavra, que pretendem fazer crer o pessoal que agora é diferente. E de facto é. Um deserto de qualidade e de talento.
Volta depressa Serena. Fazes muita falta para pores estas meninas na ordem. Dizem-me que só vais voltar no fim de outubro para o WTA Championships Doha. Tanto tempo Serena. Tanto tempo.
Etiquetas:
Serena Williams
A tortura na ilha dos sonhos
O campeão europeu de triatlo, o alemão Andreas Raelert, ganhou o Ironman World Championship, disputado no Havai, após ter demorado 08:10:37 horas para percursos de natação (3,86 km), ciclismo (180,2 km) e corrida (maratona - 42,2 km).
O objectivo de todos os triatletas do mundo é ganhar o Kailua-Kona, e conquistar o Ironman Havai, o mais difícil do mundo. Uma prova de sofrimento, dor, espirito de sacrificio, coragem e que só a alguns está reservado o direito de competir.
O objectivo de todos os triatletas do mundo é ganhar o Kailua-Kona, e conquistar o Ironman Havai, o mais difícil do mundo. Uma prova de sofrimento, dor, espirito de sacrificio, coragem e que só a alguns está reservado o direito de competir.
De Bento em popa
O acordar foi diferente para toda a gente. Viu-se um Portugal alegre, motivado e que criou muitas oportunidades. O Paulo Bento está de parabéns por este arranque na selecção nacional. (Domingos Paciência)
sábado, 9 de outubro de 2010
A nudez no desporto
O site da revista norte-americana ESPEN fez um ensaio com mais de 20 atletas nus de todo o mundo. Entre eles está o surfista Kelly Slater, a jogadora de basquete Diana Taurasi (abaixo), o guarda-redes da selecção americana Tim Howard, a tenista holandesa em cadeira de rodas Esther Vergeer (em cima) e até atletas veteranos como o nadador Jeff Farrell.
Esta não é a primeira vez que a revista faz um ensaio deste tipo. Antes, a tenista norte-americana Serena Williams, a surfista australiana Claira Bevilacqua e o atleta NBA Dwight Howard chegaram a aparecer na capa da revista sem roupa.
Etiquetas:
Nudez no desporto
Irmãos Bryan
A dupla de pares norte-americana conhecida pelos gémeos irmãos Bryan, conquistou hoje o direito de disputar a sua 10ª final da temporada ao vencer a semi-final do torneio de Pequim. São a dupla de ténis mais vitoriosa do circuito profissional com mais de 650 vitórias e apenas 219 derrotas.
Como curiosidade referimos que em singulares raramente jogaram no circuito profissional, mas Mike Bryan foi o Nº 246 em setembro de 2000 e Bob Bryan foi Nº 116 em novembro de 2000. Bob é esquerdino e Mike é destro, o que ocasiona uma combinação perfeita quando actuam nos courts.
Etiquetas:
Irmãos Bryan,
Ténis
Subscrever:
Mensagens (Atom)