domingo, 28 de fevereiro de 2010

Não há maus rapazes


Durante semanas, os blogues do jornal Record massacraram o Sporting e a sua família, com ataques pessoais a JEB, aos dirigentes, aos jogadores e a dois treinadores. É fácil constatar que não minto. Ir ao Record online e ler. A intriga, o insulto, a infâmia, a mentira, o prognóstico, o advento da desgraça, o adeus, as transferências, tudo foi consumado por uns fedelhos, rapazolas que não conhecem nada da vida. Tinham um objectivo, todos sabemos isso, mas não conseguiram. Outros, já tinham tentado, mas a maior parte deles estão bem enterrados, e ninguém se lembra deles. Um dia contarei o auto de fé que se fez no velhinho estádio de Alvalade em madeira, que foi coisa de pasmar na época.

Como fosse possível acabar com uma instituição de 104 anos, bem contados, sem aldrabices, e com uma grandeza incomparável. Como disse, o pentadecacampeão Professor Mário Moniz Pereira, se o Sporting Clube de Portugal fosse só futebol era pequeno.

Esta noite, o Sporting joga com o Porto, e o resultado é vital para o rival de ambos. Desde há uma semana que os ataques pararam. Podem confirmar. Mais, os mesmos de sempre redescobriram importantes qualidades no Sporting. Mas para pessoas honestas, sérias e de grande carácter, a pior coisa que pode acontecer é ser elogiado por cretinos. O Machado sabe muito, conhece como se faz um quadrado com três jogadores, para ele e para nós, um cretino é sempre um cretino.

Quando pequenos homens estão cheios de si mesmos, adquirem a forma de bonitos e pequenos embrulhos ( John Ruskin )

1 comentário: