segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jorge Araújo - Liderança


Há anos, assisti no auditório da Escola Naval, a uma prelecção efectuada pelo Professor Jorge Araújo, com o tema Liderança. Comemorava-se, os 40 anos de dois cursos da Reserva Naval. Foi uma conferência excepcional. Jorge Araújo, foi treinador profissional de basquetebol durante 35 anos e várias vezes campeão na Liga Profissional. O tema sobre Liderança era muito apropriado, devido ao facto de estarem presentes mais de 250 alunos da Escola Naval.

Durante mais de uma hora, foram referidas as afinidades entre liderança desportiva e liderança militar. Foram dados exemplos, transmitidas experiências, referidos factos reais e comparadas situações entre Portugal e os EUA, ou outros países europeus. Não é tempo de comentar esta prelecção, agora. Relatou como comandou o Futebol Clube do Porto ao título nacional, com quatro jogadores da equipa-base que não falavam entre si. Relatou situações de violência no balneário, nos treinos e nos jogos, e como fazer face a elas.

Na imprensa desportiva norte americana e europeia, seria impensável crónicas do tipo "Diz o roto ao nu..." do jornal Record. Crónicas dirigidas à multidão. Carvão na fogueira, como referi anteriormente. Sabemos que a multidão é sempre intelectualmente inferior ao homem isolado E com uma agravante. Tudo depende como a multidão foi sugestionada.


Em multidão o homem torna-se outra personagem (Gustave Le Bon)

Sem comentários:

Enviar um comentário