quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lagartos e lampiões

A gafe propositada ou não do jornalista Cancela da SIC referindo Paulo Sérgio como técnico dos lagartos veio levantar velhos ódios e rivalidades entre o Sporting e o Benfica. A rivalidade quando ultrapassa certos limites, passa pela fase da falta do respeito e chega ao insulto. No final dos anos 30 e começo da década 40, os sportinguistas começaram a chamar aos benfiquistas de lampiões. Lampião foi um famoso ladrão e bandido brasileiro que espalhou o terror no Nordeste brasileiro da década de 30. E, os sportinguistas da época achando que os benfiquistas eram seriamente beneficiados pelos árbitros começaram a aplicar o termo lampião quando se referiam a eles.

Bastante mais tarde, levaram o troco com o insulto mais benévolo de lagarto, mas que sempre incomodou os verdes. Paradoxal é o sentimento contrário dos vermelhos, possivelmente por desconhecerem a origem da palavra lampião. Na verdade, para conhecer a fundo a origem destas ofensas mútuas é necessário recuar no tempo quase um século.

Pertenço ao grupo de pessoas que concordam que a gafe do jornalista foi intencional. Quando se vai a mais, se exagera, admite-se o erro e pede-se desculpa. Não foi o caso. Apenas o silêncio do troglodita (ver foto).

Sem comentários:

Enviar um comentário