domingo, 2 de maio de 2010

Estoril Open - 1º dia


Estava interessado em ver João Fernandes, porque se falava muito dele e não o conhecia. Jogou contra o polaco Michael Przysiesny de 26 anos e actual Nº 99, e o português cedeu 6/1 e 6/0 num encontro sem história. Satisfeita a curiosidade, fui ver um jogo muito mais interessante, ou seja saber como se comportava o jovem de 16 anos João Domingues ( que acompanho há 3 anos) frente ao algarvio José-Ricardo Nunes. Ganhou Nunes em 3 sets mas não apresentou nada de novo. Mas, João Domingues perfila-se como um talento de futuro.

Depois, não havia dúvidas, vinha o jogo que desejava muito ver. O espanhol Pablo Andujar de 24 anos e Nº 149 do ranking mundial face ao português Francisco Franco Dias que completava 18 anos, ontem. Muito difícil comentar este jogo. Como explicar que um tipo que levou duplo 6/0, jogou bem? Quando saí dei uma vista de olhos à espanhola Laura Pous que jogava com a Beatriz Santos. A Bea esforçava-se imenso para contrariar o jogo da espanhola mas não conseguia. E fui almoçar, num restaurante Tasca do Open que servia um buffet ao preço de 25€ sem bebidas. No seguimento do post anterior, darei nota 11.

Estava muito calor. Fui até ao Court 3, vi o final de uma maratona entre duas passa-bolas, uma colombiana Duque Marino e uma japonesa K Nara que durou uma eternidade com longos rallyes e depois fiquei para ver a austríaca Groth frente à nossa Margarida Moura de 16 anos. Acredito muito nesta menina no futuro, mas tem que melhorar o serviço e muito, mas de facto é difícil atenuar uma desvantagem de sete anos de ténis de diferença de idade e jogo. Procurei uma sombra e fui ao Centralito, porque é o lugar mas fresco do Estoril Open. À porta estava a Catarina Ferreira que abandonou a modalidade este ano. Achei giro porque tinha o bilhete de entrada na mão. Pensei para mim. Classe, podia ter tido convite ou passe, mas comprou o bilhete. Já sabemos A Catarina é um caso à parte em tudo. No Centralito estava um jogo insosso, mas dava para refrescar.

Voltei ao Court 3 para ver a Sofia Araújo de 15 anos jogar contra a outra portuguesa de Coimbra, a Maria Palhoto de 16. Já não via qualquer das duas há umas semanas, mas deu para observar os progressos de ambas, mais da Sofia que se melhorar alguns aspectos vai dar que falar no futuro. Voltei ao Centralito para ver o João Sousa a jogar contra o espanhol Agustin Boje-Ordonez de 21 anos e Nº 385 do ranking ATP. Tinha curiosidade de ver o espanhol porque quando vejo os resultados dos ITF à segunda, lá está ele sempre finalista ou semi finalista. E o João porque não o via há muito tempo ao vivo. Quando saí o João ganhava por 5/2 com facilidade. Quando cheguei a casa o João tinha cedido 7/5 e 6/1. O ténis decididamente não é uma ciência certa. Ainda bem. Vão notar que não faço muitos comentários sobre os pormenores técnicos dos nossos. Eles sabem muito bem como explorar as suas qualidades, e isto, como sempre digo, não é pontapé na bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário