quinta-feira, 20 de maio de 2010

MLB continua a desiludir


Michelle Larcher de Brito foi um cometa que apareceu há uns anos atrás. Desde muito jovem, revelou-se um grande talento, um diamante para lapidar de intenso brilho e de grande fulgor. Os seus resultados e exibições chamaram a atenção de todos que seguem o ténis a nível nacional e internacional. Todos acreditaram que estava ali a mais preciosa jóia que o ténis português tinha produzido. Mas os diamantes requerem um bom lapidador. Porque há diferença abismal entre um diamante usado para uso industrial ou para joalharia. E mesmo na joalharia existem muitas e diferentes aplicações. Depois de lapidado um diamante conforme a dimensão, brilho, cor e peso tem um determinado valor. Uma má lapidação arruína um diamante.

O passo entre um talento confirmado e um talento precoce, é um passo muito curto. Quando se joga ténis em criança, muitos factores não são considerados e até devem ser desprezados, para deixar o/a jovem aclarar e exponenciar todas as suas qualidades e potencialidades que o irão caracterizar no futuro, nomeadamente a inteligência. Um atleta quando é espremido como um limão, em jovem, dá um excelente sumo. Mas não pode durar sempre. Encanta os pais, os fãs e os observadores, mas é um caminho errado. Basta conhecer a história do desporto, onde estes casos são abundantes em excesso, para prever com um certo grau de certeza, o futuro.

Mas, se sobre os ombros de um jovem pesa a responsabilidade de levar ao colo a família, ou seja desde muito novo, arcar com o peso do seu sustento, a situação é muito grave. E uma crise nacional e mundial fazendo estagnar o crescimento pode ser simplesmente o princípio do fim. Acabam os apoios e patrocínios, os convites escasseiam e lentamente tudo se esfuma. No mundo de hoje, a árvore avalia-se pelos seus frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário