sexta-feira, 21 de maio de 2010

Salvador Cabañas


A guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, e durou 5 anos, entre Dezembro de 1864 e Março de 1870. Por disputas fronteiriças e outras o Paraguai invadiu o Brasil, pela província brasileira de Mato Grosso. Num conflito de extrema violência, a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e o Uruguai) derrotou o Paraguai, que perdeu mais de 40% do território para o Brasil e Argentina. O Paraguai perdeu mais de 300.000 homens nos combates e devido à peste e outras doenças, e esta guerra transformou este país num dos mais pobres da América do Sul. Segundo alguns autores o Paraguai perdeu 90% da população. No final, e excluíndo velhos e crianças, o Paraguai tinha 3.000 homens em idade de procriação. Num discurso histórico e muito comovente, a presidente apelou a que as mulheres paraguaias não tivessem vergonha de ter vários homens, porque o que interessava era tentar que os paraguaios não desaparecessem. Assim, cada menino do sexo masculino era tratado com imenso cuidado e como fosse um tesouro.
O drama de Salvador Cabañas ultrapassa a esfera e rivalidade desportiva. O médio da selecção paraguaia e do América do México foi baleado na cabeça e passou por uma cirurgia delicada. Internado durante muitos meses não tinha previsão de alta. O médico que o operou limitou-se a dizer : A parte médica terminou, Temos agora que esperar. Está nas mãos de Deus.
Salvador Cabañas já treina. Voltará a jogar, pensa-se. Mas não estará no Mundial de futebol da África do Sul. Há a perspectiva de seguir com a selecção paraguaia para o Mundial e fará companhia a Óscar Cardozo, o fenomenal jogador de futebol que joga no SL Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário