domingo, 23 de maio de 2010

O conselho de Mourinho


Trascrevemos um artigo do jornalista espanhol Enrique Ortego (Marca), que evidencia um nível que infelizmente não existe nos nossos jornais desportivos, talvez por terem olhos de ver tingidos de vermelho. O artigo intitula-se O conselho de Mourinho.

1. Movimentos estudados. Para José Mourinho o terreno de jogo é como um gigantesco tabuleiro de xadrez e os seus jogadores são as peças que move de forma estudada e trabalhada. Não pode haver outra explicação para a sincronização que têm quase todos os movimentos, tanto defensivos como ofensivos, que executa a equipa ao longo do jogo.

A marcação a Robben, efectuada em diversas zonas do terreno, foi o exemplo mais sofisticado. Mas não pode passar de forma inadvertida como Zanetti se colocava automaticamente a lateral direito, sua posição original de juventude, cada vez que Maicon passava do meio campo para se incorporar no ataque. Ou como Sneijer saía indistintamente a Van Bommel ou Schweinteiger cada vez que estes jogadores tentavam canalizar o jogo.

2. Milito e Eto'o. Ambos chegaram no princípio da temporada ao Inter. Dos dois avançados, Mourinho nunca descartou nenhum dos dois, e inclusivamente chegaram a jogar juntos das poucas vezes que jogou em 4-4-2, mas quando optou por jogar com esse 4-2-3-1, o grande sacrificado foi o camaronês. Depois contratou Pandev no mercado de inverno para substituir a Eto'o que foi para a Taça de África.

De volta, havia que tornar compatíveis aos três...e Mourinho conseguiu, mas sacrificou os dois para as laterais. O ex-Barça, à direita, o ex-Lazio, à esquerda. Milito no meio, no seu posto inato.

Enquanto o argentino se converteu no homem chave da equipa com quatro golos decisivos. Taça de Itália, Campeonato em Sienna e final da Champions(2), o camaronês desde a lateral corre mais para trás que para a frente e apenas pisa a área, remata. Uma pena porque o Inter ganhou um todo-o-terreno, mas perdeu um goleador.

3. Defender e atacar. Defensivamente a organização táctica das equipas de Mourinho é quase perfeita. Acumula muitos homens atrás da bola e ocupa perfeitamente todos os espaços. Defende com oito, como mínimo. Mas isso não quer dizer que não ataque. Quando tem a bola sai com cinco ou seis jogadores como mínimo. A saber, pelas laterais sai com Maicon e Zanetti, que tem sido o lateral esquerdo nos últimos jogos. Por dentro com Sneijder, que conta sempre com Cambiasso por perto, para uma parede e um apoio e à frente estão os três avançados que cobrem toda a linha da frente. Eto'o, Milito e Pandev.

Não tenho nenhuma dúvida, que no Real Madrid, Mourinho dará uma volta total a esta forma de jogar. Os avançados não baixarão tanto e os centrocampistas terão a bola mais tempo em seu poder. Não haverá tanto passe directo da zona central aos seus avançados e haverá mais caudal de jogo combinado. Tempo ao tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário