domingo, 20 de junho de 2010

Jornalismo desportivo - Existe?


Navegando pela net encontrei um belo artigo escrito por Rui Melo, com o qual me identifico na totalidade pelo que transcrevo algumas passagens.

Sinceramente deixei de comprar jornais desportivos. A minha atitude não é nada comparada com os milhares de leitores de "A Bola", "Record" e "O Jogo" que lêem diariamente estas publicações. O jornalismo objectivo é um mito. Não existe. Em tempos, talvez tenha existido mas extinguiu-se. A entrada dos jornais nos grandes grupos comunicacionais assim o ditou. Estes grupos mais não são do que empresas, todas elas cotadas na bolsa, cujo objectivo no final do ano é apenas um : lucro. Tal como todas as outras empresas, estas vendem algo que muitos pensam que não devia ser vendido : vendem notícias, informação. Por melhor que um determinado jornal seja, se no fim do ano o saldo não for positivo, o jornal fecha.

Mas na minha opinião, se há imprensa que precisa e muito do dinheiro dos leitores para sobreviver, é a desportiva. Durante muito tempo acalentei o sonho de um dia vir a ser jornalista desportivo. Não foi por acaso que entrei para Comunicação Social, curso que estou quase a terminar. Durante um estágio curricular, tive o privilégio de trabalhar na extinta revista Doze, onde além de ter feito muitos amigos, aprendi imenso. Porém, foi também neste periodo que me desiludi (até hoje) com a imprensa desportiva. Quando num país tão pequeno como o nosso, a maioria da população se divide em três clubes e metade da população num só clube, é impossível ter jornalismo desportivo objectivo e mesmo isento. Porquê? Por uma razão simples. Se os adeptos se incompatibilizarem com o jornal, são leitores que se perdem. Se perdem leitores, perdem-se receitas e as empresas investem menos. Não querendo entrar por clubismos (porque os abomino), a verdade é que a grande parte do jornalismo desportivo é baseado na agenda dos três grandes, principalmente do Benfica. E não é à toa que os novos penteados do Simão, o gosto do Myke Tyson pelo Benfica (porque é columbófilo e gosta de águias) e as fotos do Miccoli com dois anos são publicados. Porquê? Porque vendem! O Sport Lisboa e Benfica é a maior instituição nacional e a mais poderosa do país. Nenhum jornal desportivo no seu perfeito juízo se atreveria a perder metade dos seus leitores, devido ao conteúdo das notícias. Um dia, um jornalista de um diário desportivo deu-me um conselho para toda a vida : "Esquece o Sporting, o FC Porto ou outro qualquer. Escreve sobre o Benfica se queres que o teu nome apareça no jornal". Esta frase nunca me saiu da cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário