quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Consenso ou bom senso

Consenso leva em conta as preocupações de todos (ou devia levar), todo o grupo entra na tomada de decisões (ou devia entrar), através da negociação e do voto. Bom senso tem a ver com sabedoria e com razão e define as capacidades médias que cada um possui (ou não possui) para fazer julgamentos e escolhas.

Três pessoas a colocarem-se em bicos de pés. Fernando Seara afirmou que será candidato se Madail sair, Vitor Baía que só avança se o futebol português sair da ilegalidade e Rogério Alves diz que a preferência clubista de Seara é pouco relevante, desde que se una aos nossos princípios. É possível arranjar um candidato apoiado pelos três? Mesmo assim, existe consenso e bom senso? Voltamos a dividir o bolo entre presidente da Federação para um conselho de arbitragem para outro? E quem está disposto a aceitar o novo regime jurídico das Federações como manda a lei?

Dos clubes actualmente mais importantes da modalidade em Portugal, o mais antigo é o Futebol Clube do Porto, que foi fundado em 1893 por António Nicolau de Almeida, embora só a partir de 1906 - depois de um interregno na actividade - foi definitivamente impulsionado por José Monteiro da Costa, entre outros. O Boavista Futebol Clube foi fundado em 1903. O Sporting Clube de Portugal foi fundado em 1906 pelo visconde de Alvalade e pelo seu neto José de Alvalade. O Sport Lisboa e Benfica nasceu da fusão, em 1908, do Sport Lisboa (fundado em 1904) com o Grupo Sport Benfica. (Livro de Alexandra Andrade, o futebol em Portugal)

Baralhados?

Sem comentários:

Enviar um comentário