quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Corrupção

Depois dos factos relatados pelo Sunday Times que ligavam determinados dirigentes à corrupção, a comissão de Ética da FIFA reúne esta quarta-feira de urgência para analisar. A corrupção no futebol, aos olhos dos especialistas em ciências humanas é como  a camada de ozono : uma fatalidade. O haitiano Reynald Temarii e o nigeriano Amos Adamu representavam a universalidade do futebol e o orgão mais isento e mais independente que se possa imaginar para decidir sobre este assunto é a FIFA, ela mesma. (rir)

São 24 nomes que irão escolher a quem serão atribuídas as organizações dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022. Desses 24 nomes teremos que riscar sete por comportamentos contrários à moral. A saber, Issa Hayatu (Camarões), Chung Mong-jun (Coreia do Sul), Jack Warner (Trinidad e Tobago), Ricardo Teixeira (Brasil), Chuck Balzer (Estados-Unidos), Nicolas Leoz (Paraguai) e Julio Grondonna (Argentina).

A corrupção nas altas esferas do futebol é uma fatalidade? A acreditar em certas fontes, sim. David Yallop denunciou as manobras em 1999 no seu livro Como eles roubam um jogo. Perito em crimes não resolvidos, ele descreveu com minúcia tudo, mas a sua versão em alemão foi interdita na Suiça. Causa : a ascensão de Stepp Blatter à presidência da FIFA e os jogos duvidosos dos votos em torno disso.

Nota : Por que alguns jornalistas escrevem sobre um simples pensamento (vale muito a pena ler este artigo do Record , pela sua profundidade), ou Barcelona-Copenhaga(palpites) (profundíssimo) ou uma noite bem passada com os Furs... (apoteótico) ou Nuno Gomes desperdiçou tempo (pois foi) ou LF Vieira e Pinto da Costa nascidos para a música (excepcional), e não escrevem sobre assuntos da actualidade do desporto, como fazem os articulistas sérios de jornais desportivos estrangeiros? Uff, grande parágrafo. Resposta : um shrek para sempre que se preze não sabe escrever, e faz gala em demonstrar isso mesmo.

Nota : Noticia de hoje (12:56H 21/10) segundo indica o Sunday Telegraph, a candidatura ibérica está sob suspeita. Palavras para quê? São artistas portugueses.
Noticia (11:37H 22/10) FIFA suspende a título provisório seis membros. As questões de fundo foram habilmente iludidas. ( Les Temps, Suiça)

Sem comentários:

Enviar um comentário