sábado, 23 de outubro de 2010

Denúncias e concluios


O Comité de Ética da FIFA iniciou uma investigação para apurar se houve conluio entre as candidaturas de Portugal-Espanha e do Qatar nas corridas para os Mundiais de 2018 e 2022. Um dia depois de a Comissão de Ética ter suspenso dois membros da Comissão Executiva da FIFA por os seus nomes terem sido envolvidos num alegado esquema de venda de votos no processo de escolha dos países organizadores dos dois campeonatos do Mundo, o diário inglês "Daily Telegraph" cita hoje "fontes conhecedoras da investigação" para afirmar que as candidaturas de Portugal e Espanha e a do Qatar estão sob suspeita.

A acusação do órgão da FIFA, segundo o jornal britânico, baseia-se em rumores que dão como certo que as duas candidaturas acordaram uma troca de votos. Alegadamente, o sindicato de votos sob influência do Qatar terá concordado em apoiar a candidatura ibérica para o Mundial de 2018, em troca do seu apoio à candidatura do Qatar ao Mundial de 2022. O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, diz o "Daily Telegraph", afirma que o órgão máximo do futebol "recebeu a informação há algumas semanas atrás, e tem havido rumores de que o conluio aconteceu", acrescentando que a FIFA resolveu pedir ao Comité de Ética que "investigasse o caso".

Se estas acusações forem dadas como provadas, as duas candidaturas poderão ser expulsas da corrida à organização do Mundial.

A Inglaterra apresentou uma das quatro candidaturas europeias à organização do Mundial de 2018, à qual também concorrem a Rússia e as candidaturas conjuntas de Portugal e Espanha e da Bélgica e da Holanda. Ao Mundial de 2022 concorrem Qatar, Estados Unidos, Japão, Austrália e Coreia do Sul, estando a reunião da FIFA para atribuição dos dois campeonatos marcada para 2 de Dezembro, em Zurique, na Suíça. (in Jornal de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário