terça-feira, 2 de março de 2010

A importância da raquete


Mais importante do que saber qual o modelo ou o design da raquete de ténis, importa transformá-la bem, cuidar e prepará-la para se identificar com as nossas potencialidades, o nosso estilo, a nossa técnica e principalmente senti-la na hora de bater as bolas. As novas raquetes tem peso próximo das 380 g e têm um balanço de 30.8, o que quer dizer que não têm peso na cabeça mas sim no cabo. A grande maioria das raquetes quando chegam às mãos de um tenista amador, chega com 290, 300 g e muitas delas com peso na cabeça. Os três modelos da Babolat, por exemplo têm cerca de 300 g. Então, começa uma série de tentativas para adaptação da raquete ao nosso tipo de jogo e força.

Devemos ter um encordoador fixo, em quem confiamos e ouvir atentamente os seus conselhos. Eles possuem máquinas que determinam o peso e balanço das raquetes. Podem colocar peso em chumbo no cabo, se o braço aguentar jogar, mas convêm dizer que tudo varia em função de cada tenista, raquete, objectivo e peso, e mesmo o local onde colocar as 30 ou 40 gramas em chumbo varia muito. Tudo isto pode parecer pretensioso, mas não há nenhum jogador que jogue com raquetas standard. Todos os jogadores devem ter uma à sua maneira. Todos de um modo ou de outro turbinam a sua raquete. Colocam mais peso na cabeça para a bola ter mais efeito ou girar mais, ou como alguns, mais peso no cabo para aumentar a aceleração da pancada e a potência.

Observa-se muitas vezes as pessoas a jogar ténis com raquetes totalmente erradas e com pesos que não têm nada a ver com o seu nível e objectivos. A mesma raquete com cordas diferentes e pesos diferentes pode mudar totalmente o nível de jogo e principalmente evitar as lesões. Muitas lesões são contraídas por desproporcionalidade entre as características do jogador e a sua ferramenta, a raquete. Invista neste assunto. Informe-se. Vale a pena entender e aprender.
Consulte http://www2.uol.com.br/tenisbrasil/instrucao/equipamento/equipamento_022.htm e veja um excelente artigo sobre as novidades das novas linhas de raquetes. Ou consulte este site http://blogdagirafa.blog.uol.com.br/arch2010-02-28_2010-03-06.html#2010_03-02_20_44_06-128660436-0 que é muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário