terça-feira, 23 de março de 2010

Jornalismo menor


Do blog "Quinta do Careca" do Record, transcrevemos uma importante opinião de um leitor com a qual nos identificamos. A resposta, do jornalista menor, népia, não tem direito a nada. Há muitos carecas no Record. Pá, ponham perucas cor de rosa ou cor arco íris.

O meu nome é Nuno Romano e sou leitor assíduo do Record em papel e online. Gostaria do questionar sobre a notícia relativa a Izmailov publicada hoje no Record.

Não encontro outra justificação, para o que aqui é escrito, senão um conjunto de palavras sopradas pela boca do empresário para a boca dos jornalistas. O que se chama uma notícia de encomenda. Sei que vai contestar estas palavras e contra-argumentar, mas, na verdade, não encontro na notícia factos que baseiem o que é escrito, para além do interesse do empresário e o querer danificar a imagem das pessoas no activo do Sporting. Porque o "que diz que disse" não são argumentos jornalísticos válidos, como sabe melhor do que eu.

Fico desiludido com o Record, era até o único jornal que conseguia ler. Até consegui "sobreviver" à forma como o boato Vilas-Boas foi lançado recentemente, também sem apresentar factos fidedignos para inspirar a notícia. Mas hoje foi longe demais e tenho muita pena que assim seja.

Dado o estado das coisas, não vejo como o jornalismo desportivo possa libertar-se do rótulo de jornalismo menor e feito de "encomendas". Sei que perder um leitor não é grave, muitos outros ávidos de desgraças serão ganhos.

A Bíblia conta que Sansão, o "homem sol" era dotado de uma força extraordinária devido aos seus longos cabelos. Mas Dalila, a sua amante, a coberto da noite e a mando do inimigo cortou e rapou os cabelos a Sansão. E este perdeu a sua força e virilidade.

Adapte o texto, aos carecas do Record e constate porque sugiro que comprem perucas arco íris ou porque já o chamam de jornal arco íris.

Sem comentários:

Enviar um comentário