segunda-feira, 1 de março de 2010

Profissão : Tenista


É possível ganhar dinheiro jogando ténis? Engenharia? Medicina? Direito? Não, eu vou ser um tenista profissional. Por volta dos dezassete anos, no momento em que a maioria dos jovens tenta encontrar vaga nas universidades, alguns arriscam uma carreira menos tradicional. O sonho é encarar o ténis como profissão, tentar ganhar dólares, glória, prestígio e títulos. Mas também pode significar uma vida de privações, dificuldades financeiras, distância da família e perda dos melhores anos da adolescência.

Nas carreiras tradicionais, existe o secundário para escolha e selecção dos melhores alunos e depois a universidade. O mercado de trabalho será a outra selecção. Para os tenistas, o funil vai ficando cada vez mais estreito, enquanto se luta pelos pontos nos torneios, os prémios e outras regalias. O sonho de estar entre os primeiros, nos melhores campeonatos, estão no coração e na cabeça de todos. E então, surge a primeira pergunta, dúvida e inquietação : é possível ganhar a vida, jogando ténis? É possível, mas não é fácil, e só depois de passar os primeiros Futures. Juntar dinheiro, jogando nos melhores Futures é tarefa muito complicada e mesmo nos Challengers, segundo patamar para chegar aos grandes torneios, é também tarefa muito complicada.

A partir da chegada aos ATP existe o consenso geral de que é possível começar a ganhar dinheiro suficiente para amealhar. O argentino Martin Vassallo Arguello, por exemplo, é profissional desde 1999 e nunca venceu um torneio de singulares a nível de ATP. Em 10 anos de carreira, passou metade do tempo em Top 200, e só em 2006 entrou no Top 120 e apesar de ter entrado pela primeira vez no Top 50, este ano, já ganhou mais de um milhão de dólares somente em prémios.

Há mais de quatro mil jogadores tentando ganhar dinheiro no circuito, mas apenas cerca de 120 o conseguem. É muito difícil, mas muito motivador, porque depende de cada um, da sua força de vontade e de carácter. É um desporto que traz satisfação, alegria, dinheiro, conhecimento de novos lugares e culturas.

Antes de alcançar o alto nível profissional, os candidatos passam muitas etapas, em que a selecção fica cada vez mais restrita. Se não se tem nenhum patrocínio é quase impossível. Até mudar a estrutura de pensamento dos principais e potenciais patrocinadores, vai ser difícil e muito duro, pois as despesas são muito maiores do que normalmente as pessoas podem imaginar. Obter um bom patrocínio é pois fundamental para poder sobreviver nos primeiros tempos. Jogar Futures no próprio país parece ser mais acertado de início, onde os gastos são menores, mas jogar fora do país é sempre ter prejuízo com viagens, alimentação, hotéis, inscrições, extras, etc., mas a contra partida será que o dinheiro que se ganha, será para ser investido em nós próprios. O dinheiro ganho serve para ser investido com o próprio, para viajar melhor, comer melhor e descansar melhor.

É uma primeira abordagem a este tema, porque pensamos que é possível jogar ténis, ganhar algum dinheiro, apesar de muitas vezes não termos apoio e termos de fazer tudo sozinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário