quarta-feira, 10 de março de 2010

O que treinar e quando treinar


Mais uma vez, o ex-tenista profissioanal e campeão brasileiro Fernando Meligeni escreve um excelente artigo, do qual, respigamos alguns excertos que transcrevemos.

O que treinar nos dias que antecedem o jogo. Existem dúvidas, se nesses dias que antecedem um campeonato, torneio ou mesmo um jogo, devemos treinar muito, treinar os pontos fracos ou simplesmente entregar o destino ao homem de cima e entrar no court e jogar. Pela experiência que eu tenho e vivi no circuito, acho que não adianta resolver todos os nossos problemas em dois dias. Vejo jovens treinar três horas no dia anterior, achando que isso o vai ajudar a jogar melhor no seu encontro. E eu pergunto. E antes? Ele treinou assim?

O que se vê mais entre os profissionais é um treino leve, específico e tranquilo. O dia anterior é um dia perfeito para treinar jogadas que serão usadas no próximo jogo ou ajustar alguns detalhes. Por exemplo, imaginem que vão defrontar um canhoto amanhã, então a direita cruzada é uma importante arma no jogo. Um bom treino, é ficar cerca de 10 minutos soltando o braço na cruzada do ponto fraco do teu adversário. Serviço? Onde pretendes servir amanhã? Isso também é um bom treino para o dia seguinte. Treine o serviço do lado em que gosta mais de atacar e bata a primeira bola depois da devolução. Outra coisa interessante é treinar como responder ao que o seu adversário vai fazer. se ele vai fazer balões, por exemplo, deve-se treinar como sair desse problema. Onde se vai colocar a bola, onde se vai bater ou vamos aceitar o jogo do adversário? Tentei mostrar que mais importante do que ficar três horas a treinar será melhor fazer coisas específicas. Bom, deu para entender que não sou muito a favor de um treino cansativo no dia anterior e muito menos no mesmo dia que se joga.

Sem comentários:

Enviar um comentário