quarta-feira, 14 de abril de 2010

Janelas diferentes


Ontem tive um número inusitado de visitas ao blog. Este facto, conjugado com diversos telefonemas e mensagens que recebi, justificam este post. Vieram todos à procura de alguma coisa escrita sobre o dérbi de ontem. Historietas como diz Sandra Simões do Record, na sua historieta. Não tencionava escrever. Escrevo conforme me apetece ou não me apetece, já o disse. Não preciso de justificar um salário, contentar a clientela ou ganhar o concurso de blogs da tribo. Não tenho um chefe que me lembra semanalmente que o meu blog teve menos visitas que os outros, por isso é preciso cuidado.

Um político muito importante já falecido, ao ser confrontado com uma pergunta de um jornalista sobre determinado facto, ficou entalado, mas teve uma resposta singular. Estamos a ver a mesma paisagem de janelas diferentes, exclamou. Passou-se há mais de 30 anos e nunca mais esqueci a sua resposta. Posso aprender sempre com pessoas com quem não estou de acordo, mas respeito. Passa-se agora o mesmo. Os que ganharam, exaltam as virtualidades dos seus e condenam duas ou três declarações, para justificar o seu triunfo. Os que perderam, referem algumas incidências que consideram importantes, para justificar a derrota. Os adeptos, comentadores e jornalistas perfilam-se cada um pela sua tribo. Normal. Sempre foi assim e será.

Mas, assim como o campeonato do Calabote, ainda hoje é referido nas discussões e no argumentário de alguns, este campeonato ganho pelo Benfica será sempre ensombrado por vários episódios. Além, de ter sido disputado quando o país atravessa uma das maiores crises sociais de que há memória. Então? Qual é o problema? Dirão alguns. Pois.

Quem tem um chapéu grande, não tem gado. Tem só um chapéu grande. (ditado do Texas)

Sem comentários:

Enviar um comentário