quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mourinho e Guardiola


Uma transcrição de um artigo do jornal El País, com o título " É difícil perder para quem não está habituado".

José Mourinho nunca tira o traje de provocador. A noite passada, depois de terminar o jogo de ida, começou a aquecer o de volta. "Já sei o que nos espera em Barcelona", soltou. Pouco antes teve um grande encontro com Xavi no túnel dos vestiários. O português diz que foi um simples intercâmbio de palavras. "Eu com Xavi nunca terei problemas porque o adoro e o conheço desde há quinze anos. Mas, depois do encontro, quando o estava esperando para o saudar, começou a falar-me do árbitro ["muito bem o árbitro português, que escândalo! disse] e contestei 'Não estás a falar do árbiro do Barcelona-Chelsea do ano passado?" contou, e acrescentou "Não há problemas, apenas uma troca de palavras e acabou aí".

Este diálogo é interessante. Precisamente um das chaves que Mourinho utilizou para enjaular as principais figuras do Barcelona, foi a forma como anulou Xavi, talvez o jogador mais importante do Barcelona neste momento. Sem marcações homem a homem, apenas utilizando os jogadores que tinha de forma posicional. Uma coisa é escrever e comentar um jogo de futebol a seco, "Messi para aqui e Messi para acolá", juntar um video do Youtube e está feito o menu para os jovens papalvos. Outra, é de facto saber ler um jogo de futebol. Hoje, com as novas tecnologias, não há desculpas.Não são precisas autópsias ao jogo. Nos pequenos detalhes, distingue-se os que sabem, dos que pensam que sabem.

Guadiola convidou ontem um jornalista italiano que se mostrou decepcionado com o rendimento de Messi, e que não iria perder o jogo de volta. " Já o verás", advertiu com ar de quem sabe mais alguma coisa. Assim, não se mostrou preocupado com os últimos resultados : empate contra o Espanhol e derrota com o Inter. "Temos 84 pontos na Liga, muitos mais que qualquer campeão italiano. E, nos nove meses que estamos, o Barça e eu, quantas vezes tivémos que inverter os resultados", explicou. "Ganharam-nos o jogo no meio campo. São gente muito rápida e sabemos disso. Sabíamos também, que nas perdas de bola, eles buscariam espaço para os seus atacantes", e depois desculpando o seu atacante Ibrahimovic, "o outro dia jogou quase 10 minutos, sem ter completado qualquer treino e hoje participou depois da viagem e tudo".

Há diferenças e muitas. Descubra quais. Mas de forma confortável. Dispa essa camisola de gola alta que lhe tapa os olhos e ouvidos e analise. Seja honesto consigo próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário