sábado, 17 de julho de 2010

Activos tóxicos


Segundo uns economistas os activos tóxicos são instrumentos de investimento das Subprimes, que se tornaram ilíquidos. Segundo outros, os activos tóxicos não são outra coisa do que investimentos falidos que se supõe terem sido comprados com garantias reais, que asseguravam parcial ou totalmente os citados activos. Na economia mundial, os activos tóxicos significaram o colapso do sistema que os detinha, justamente como um vírus introduzido nesse sistema e que o contaminou, deixando ao seu redor um panorama de desolação e caos. É o resultado da má gestão dos homens e foi a morte de várias empresas financeiras.

No futebol passa-se o mesmo. Os clubes como os bancos têm activos tóxicos. Todos os bancos que tinham números excessivos de activos tóxicos faliram. Alguns com apoios do Estado aguentaram. No futebol não haverá apoios do Estado para clubes de futebol sobreviverem. Vejamos o exemplo do Benfica, por ser o caso mais grave de contaminação.

O Benfica tem 44 activos tóxicos e são aqueles que consegui identificar porque provavelmente haverá mais. O rol de jogadores é o seguinte : David Simão (P. Ferreira), Abel Pereira, André Carvalhas, Evandro Brandão, João Pereira, José Coelho, Leo Pimenta, Mário Rui, Miguel Rosa, Rafel Costa, Yartei (todos do Fátima), André Soares (Servette), Éder Luís (Vasco da Gama), Felipe Bastos (Vasco da Gama), , Freddy Adu (Aris de Salónica), Lassana Camará (Servette), Marcel (Santos), Miguel Vitor (Leicester), Patric (Avaí), Urretaviscaya (Deportivo Coruña), Alipio Brandão, Nelson Oliveira, Rodrick (todos do Rio Ave), Ruben Lima (V. Setúbal), Halliche (Nacional), Leandro (V. Guimarães), Marc Zoro (V. Setúbal), Romeu Ribeiro (Trofense), Adriano Silva (Atlético), Helio Vaz (Tondela), Ivan Santos (Atlético), Ivanair Rodrigues (Mafra), Javier Balboa (FC Cartagena), Makukula (Kaysnispor), Saffer (Barfield), Yebda (Portsmouth), Adul, André Silva, Danilo Pereira, Diogo Figueiras, Douglas Pires, Fagner Soares (juniores a emprestar), Bynia (Neuchatel Xamax) e Elkesson (V. Bahia).

Os colossos gloriosos são assim. Tudo em grande. Esperemos então mais uns tempos para ver o que acontece. Se a mão invisível de Adam Smith se aplica agora, para um castigo exemplar.

Sem comentários:

Enviar um comentário