terça-feira, 20 de julho de 2010

Códigos de honra


Alberto Contador ataca na dianteira! (Km 74,7 da meta e avanço de 7'34''), clama Marco Chagas na RTP2. Alberto Contador não! É o Lance Amstrong! - corrige o jornalista comentador. Ooops! Digo eu.

Esteve mais de 1h a explicar que o Alberto Contador fez o que tinha a fazer e distraiu-se quando o Lance atacou. Para que os telespectadores tenham algumas noções de ..., continuava Marco Chagas entusiasmado consigo próprio. Nada, não percebemos nada disto, mas vou aprendendo com as noções que o antigo grande ciclista e sportinguista vai debitando. Só que não o acho grande comentador (não confundir com grande contador), acho mesmo que devia moderar mais os seus ímpetos e opiniões. Diz que respeita as opiniões de todos, mas logo a seguir acrescenta que opiniões diferentes significa alguma azia.

Coppi, Anquetil, Poulidor, Bahamontes, Charly Gaul, Agostinho, Ocaña e Merckx entre tantos que não se pode citar agora, tinham códigos de honra. Na vida, no desporto e até na guerra existem códigos de honra, mas só algumas pessoas os têm. De uma forma geral, aqueles que não precisam de expedientes para ganhar, sentem que tem capacidades para algumas vezes esperar, porque de facto são melhores. Por isso, embora nem sempre de acordo com eles, respeitamos os homens e mulheres que têm códigos de honra, ou de conduta, como quiserem.

Sem comentários:

Enviar um comentário