sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Koehler obrigada a jogar


Treinador Nuno Marques acusa FPT de prejudicar a pupila # Maria João Koehler vai defender títulos absoluto e júnior para não perder parte da bolsa

Nuno Marques queixa-se que a pupila Maria João Koehler está a "ser prejudicada" pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT), ao ver-se obrigada a defender os títulos nos Nacionais de juniores, que têm início no dia 31 em Carcavelos, e absoluto, que arranca a 8 de Setembro no Jamor.

" Em Julho, a Maria João pediu para não ser convocada para o Europeu porque tinha dois torneios de 25 mil dólares em Vigo e na Corunha, onde podia ganhar pontos para o ranking mundial, mas declinaram. Agora pediu escusa nos Nacionais, sobretudo de juniores, que já ganhou duas vezes e não é a prioridade de quem quer fazer carreira profissional. recebemos uma carta quase cínica, dizendo que estava dispensada, mas que o regulamento ia ser escrupulosamente cumprido, sendo-lhe retirado 40 por cento da bolsa, à volta de mil euros. Se houvesse prize-money jogaria sem contestar, mas está obrigada a fazê-lo, ficando impedida de discutir pontos em torneios de 25 e 50 mil dólares pela Europa", explicou Marques, ressalvando que o "maior constrangimento" da atleta é financeiro. " A Maria podia ter jogado o Orange Bowl e o quadro júnior de Roland Garros com dinheiros públicos e não o fez, porque a aposta é no WTA. Explicámos tudo isso na carta enviada à FPT e penso que merecia uma leitura mais atenta".

Apesar de enaltecer o trabalho a nível de selecções juvenis e o apoio dado pelo CAR, com o qual a 419ª mundial jogou em Itália três torneios, Marques lamenta a demora no pagamento das bolsas de alta competição. " Nem todos os atletas podem investir para receber mais tarde. E depois não querem que o ténis seja modalidade de elites..." atirou sobre o facto de Maria João ter recebido metade da verba de 2009 em finais de Janeiro deste ano, data limite para o bolo total, e a outra metade em Maio.

Em falta estão segundo o treinador, dinheiros relativos à entrada da tenista no Projecto de Esperanças Olímpicas : " Entrou em 2009 e ainda nada recebeu, sequer uma resposta conclusiva sobre o assunto. Tudo isto é lamentável porque a Maria é uma miúda de dedicação extrema ao ténis e já concluiu o 12º ano. Pode-se fazer mais por jovens como ela e essa é a minha luta", rematou. ( Artigo completo, assinado por Célia Lourenço no jornal A Bola, de hoje, 20 de Agosto de 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário