domingo, 15 de agosto de 2010

A visão de jogo na vida


Decorria o ano de 1850 e George era sacristão há mais de trinta anos da pequena igreja situada em Camden Town, bairro popular de Londres. O novo padre tinha tido com ele uma conversa breve em que dispensou os seus serviços. Argumentou que tinha ideias novas e que George não sabendo ler nem escrever não cabia nos seus projectos para a igreja. George, recebeu o salário, arrumou as suas pequenas coisas e saiu. Era um fim de tarde frio e chuvoso.

Caminhou, perdido no tempo e atordoado, pela longa rua escura e coberta com neblina espessa. E teve uma grande vontade de fumar. George nunca tinha fumado na vida. Procurou uma tabacaria para comprar um cigarro, andou durante muito tempo e não encontrou. Pensou então, que outras pessoas deviam ter tido a mesma necessidade e não puderam comprar tabaco.

Aplicou as economias que acumulou durante anos, para abrir uma tabacaria na longa rua do bairro. Os anos passaram e George era já dono de muitas tabacarias na cidade de Londres.

Um dia, quando comprava a um vendedor diversos artigos para as suas lojas, este exclamou com estrondo : George, se sem saberes ler nem escrever és a pessoa de Londres com mais tabacarias, serias milionário se soubesses ler e escrever!

Se eu soubesse ler e escrever era sacristão, respondeu George. (adaptação de um conto de Charles Dickens)

Nota : Charles Dickens é um dos maiores escritores da literatura inglesa (1812-1870), quando jovem tornou-se jornalista escrevendo comentários e ilustrações desportivas na New Sporting Magazine, durante três anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário