sábado, 14 de agosto de 2010

Um pouco de regulamento no caso Nalbandian


. A lista dos inscritos (Entry List) de um ATP ou Grand Slam fecha seis semanas antes do início do torneio. Os jogadores inscrevem-se ou desistem até ao fecho das inscrições seis semanas antes, através da internet num site chamado Player Zone, a que os tenistas e treinadores acedem com uma chave. Depois do fecho, se ficou fora, o jogador só pode aceder ao torneio por convite ou através da qualificação (incluindo convite para a qualificação). Geralmente a lista inicial dos qualificados vai correndo até haver baixas e aí entram os suplentes (alternates) por ordem de entrada. Para os Challengers, considera-se o ranking de três semanas antes. Para os Futures o de 18 dias antes.

. Para figurar na Entry List do US Open e poder jogá-lo, por exemplo Nalbandian necessita de um ranking protegido. No momento do encerramento da lista dos inscritos (seis semanas antes), o ranking mostrava que estava fora do grupo admitido (num Grand Slam fecha à volta da posição 105-110).

. Quando um jogador se lesiona ou está doente, e está fora do circuito durante seis meses ou mais, pode pedir uma excepção chamada ranking protegido (PR de Protected Ranking). Deve enviar-se uma carta escrita e o número de PR que terá o jogador antes de lesionar-se será a média dos primeiros três meses antes da lesão. No caso de David, é o 15º.

. Essa protecção usa-se para a entrada no quadro principal do torneio ou na fase de qualificação do mesmo. Não se usa para ser cabeça de série ou para entrar no Masters por exemplo. Por quanto tempo pode usar-se? Para oito torneios ou um período de nove meses a partir da sua primeira participação no regresso à competição, sempre que se cumpra a primeira destas opções. Se Juan Martin Del Potro tiver problemas de entrada quando regresse, tem o ranking protegido à sua disposição, que será 5º ou 6º, por aí (como foi dito, a média dos primeiros 3 meses antes da lesão).

. Jogadores como Del Potro ou Nalbandian, ao ser figuras, vão administrando esse ranking protegido, e muitas vezes nem necessitam dele. Para isso pedem convites. As organizações dos torneios, orgulhosas de tê-los, até lhes pagam prémios. No seu regresso, Nalbandian pretendeu usar o ranking protegido em Roland Garros, por exemplo, e estava convidado para Barcelona e Madrid (ao final não jogou nenhum). Distinto é o caso de tenistas como Diego Hartfield, por exemplo, que conta que pede convites para challengers e Futures e que tem muita dificuldade em obtê-los. Por isso tem que jogar qualificações e guardar o ranking protegido (192º no seu caso) para torneios com mais pontos e dinheiro em prémios.

. Então, uma coisa é estar qualificado para um torneio (explicado no ponto 1), outra é estar préqualificado num torneio. O préqualificado é um dos favoritos, o cabeça de série. Nos ATP podem ser de 8 a 16 ; nos Masters Series, 16 a 32 ; nos Grand Slams, 32.

. No de Nalbandian provoca talvez a confusão porque não é comum que um jogador que teve de entrar num torneio com ranking protegido porque não lhe chegava o ranking real, possa ser préqualificado umas semanas depois. Mas David em duas semanas passou do posto 117º ao 37º, onde ficará a partir da próxima segunda-feira.

. A lista dos préqualificados arma-se sempre considerando o ranking real de uma semana antes do início do torneio. Então, desde a final de Cincinnati ao começo de New Haven, uma semana antes do US Open, será o que se deverá ter em conta para a lista dos 32 cabeças de série em Flushing.

. O objectivo de Nalbandian, então, será ficar entre os melhores 32 depois de Cicinnati, ainda que tenha uma vantagem : Del Potro e Tsonga não jogarão, pelo que a Nalbandian vai chegar-lhe 0 34º. Qual é a vantagem de estar préqualificado? Evita os melhores pelo menos até à terceira ronda. Os não préqualificados podem enfrentar Federer ou Nadal de entrada, dependendo do sorteio.

. Uma coisa óbvia, mas válida : quer Nabaldian fique em 32º ou 34º não depende só dele. Pode passar três rondas em Cincinnati e outros que estejam perto dele tenham uma grande semana e também passem.

. Outra coisa óbvia, mas válida : ser préqualificado é importante, mas o sorteio faz o resto. É melhor para as sua hipóteses, por exemplo, não ser préqualificado, iniciar com Roddick fora de forma e ter depois um caminho mais simples que, ser favorito e apanhar Nadal ou Murray na terceira ronda. (Jorge Peyret)

Sem comentários:

Enviar um comentário