sábado, 9 de janeiro de 2010

Abel e Caím - Parte I


A acção passa-se na final do EURO 2000, disputado na Bélgica e Holanda.

" A derrota com a França foi traumática, por ter sido consumada a três minutos do fim do prolongamento, com um penálti cometido por Abel Xavier (desviou para canto 'sorrateiramente' a bola chutada por Wilford, de ângulo difícil, mas susceptível de resultar em golo), e que precipitou, num primeiro momento de choque, uma onda de indignação no país" foi como um tenor do jornalismo desportivo descreveu no jornal Record, a sua visão dos factos.

A foto assinala o exacto momento em que existe o encontro entre a bola e a mão. sem recorrer a meios tecnológicos, pode ser determinada a capacidade de reacção de Abel Xavier a uma bola pontapeada à velocidade X e que percorre o trajecto Y.

Mesmo Usain Bolt, quando estabeleceu quaisquer dos seus recordes mundiais, foi muito mais lento que Abel Xavier em capacidade de reacção.

O assistente eslovaco Igor Sramka, que deu a indicação ao árbitro austríaco Benko, possuía igualmente capacidade de reacção superior a Bolt.

O que leva uma pessoa a especular "sorrateiramente" assim, tão económico com a verdade?

Nota : "Tal decisão desencadeou reacções destemperadas de alguns jogadores portugueses, três dos quais, Abel Xavier, Paulo Bento e Nuno Gomes viriam a ser punidos com meses de suspensão."

Ao Abel, ao Paulo e ao Nuno, Homens de alma grande, habituados à injustiça e ingratidão das críticas, desejo longa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário