sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A minha opinião

Frederico Gil e a belga Kim Clijsters foram eliminados do primeiro Grand Slam da temporada, o Australia Open. Pode ter acontecido não só a Gil e Kim, mas a outros tenistas que disputam actualmente este torneio. Nunca saberemos. A eliminação de vários tenistas por números rotundos causou alguma apreensão e está a ser alvo de polémica.
O nosso organismo está programado para trabalhar 24 horas por dia. Existem áreas do nosso cérebro, que controlam os processos corporais e são influenciadas pelos efeitos dia e noite. A mudança de fuso horário confunde o ciclo natural, o que pode provocar muitos problemas físicos somados ao cansaço das viagens longas. Este ciclo natural fica mais confundido, quando se efectuam viagens para países com sentido oposto dos ponteiros do relógio. A síndrome da mudança de fusos horários pode também chamar-se Síndrome Jet Lag (SLJ), que afecta mais os atletas jovens de ambos os sexos.
Os sintomas do Jet Lag são :
. Fadiga, cansaço geral, apatia, indisposição para a prática desportiva.
. Problemas digestivos, náuseas, vómitos e diarreias.
. Desidratação e perda do apetite.
. Desorientação, confusão no momento de tomar decisões.
. Falta de memória, irritabilidade, dores de cabeça.
. Insónia e padrões de sono irregulares
Há anos, foram estudados 122 atletas olímpicos italianos de modalidades diversas e constatou-se que 86% dos atletas sentiram os efeitos do SJL. Contudo, quando questionados se esses efeitos tinham prejudicado a sua prestação em competição, 65% referiram que não, 31% colocaram essa possibilidade e 4% consideraram que sim. Verificou-se que 57,4% dos atletas afirmaram ter dificuldades em adormecer e manter o sono, e 59,8% sentiram sonolência durante o dia.
Segundo os estudiosos, há diferenças entre os géneros masculino e feminino, e os estudos indicam que podem existir maiores dificuldades, para as mulheres devido às irregularidades relacionadas com o ciclo menstrual.
Existe abundante documentação na internet, se deseja esclarecer-se. Quanto a mim, introduzi este tema no blogue, para ir em contra a certas afirmações de jovens, e também de alguns jornalistas que nem sequer assistiram ao jogo. Acredite, se quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário