segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Bola e o Record


Os últimos números do ano de 2009 (Setembro a Dezembro), com origem na Marketest, colocaram no ranking absoluto, em primeiro lugar o Correio da Manhã (12,8), seguido do Jornal de Notícias (12,2), a Bola (10,4), o Record (10,3) e o Expresso em quinto lugar (7,5). Os números de Dezembro revelados pela Netscope, referentes aos jornais online, colocam a Bola em primeiro (15.801.831 visitas e 84.402.206 pageviews), o Record em segundo (13.253.313 visitas e 63.916.548 pageviews) e o Jogo em terceiro (5.756.790 visitas e 21.262.153 pageviews).
Os dois maiores jornais portugueses são inimigos há décadas. Ao longo dos anos, temos assistido aos mais variados estratagemas, truques e batota para captar a maior audiência possível. A manipulação, a mentira, a omissão, o boato são armas que se utilizam nesta batalha sem sentido. Contudo, existem imensos pontos em comum. Desde logo, a censura e a parcialidade. Os exemplos são diários, todos sabemos disso, não é necessário apontar e é fácil desmontar qualquer argumentação em contrário, mesmo quando vêm com a cantilena habitual de que seguem apenas a linha editorial.
A crise está aí, já existem despedimentos e ordenados em atraso, ou pagos aos poucos e quando se pode. Não tenho pena desta gente do jornalismo desportivo alinhado. Há na actualidade, um problema real que o jornalistas em geral atravessam. Licenciados de todas as áreas, modelos, actrizes, etc.,lentamente vêm ocupando os espaços, na televisão, na rádio e na imprensa. Blogues políticos e desportivos avançam todos os dias contra os media censurados e alinhados.. Numa fase em que nem a comunidade científica tem a certeza sobre coisa alguma, coloca-se a pergunta - os blogues fazem jornalismo?
A maioria dos profissionais de jornalismo responde não a esta pergunta, mas muitos jornalistas criaram blogues e muitos jornais incorporaram blogues às suas edições online. Este "ruído" dos blogues é cada vez mais alto e atrai mais leitores, insatisfeitos com a imprensa controlada. Jay Rosen, professor de crítica dos media na New York University, afirma : o jornalismo tradicional assume que a democracia é o que temos e a informação o que procuramos; os blogueiros assumem que a informação é o que temos - está tudo aí à nossa volta - e a democracia é o que procuramos.
" Os actuais problemas do Mundo são de tal ordem que excedem toda a capacidade humana de os pensar. Não sabemos, por exemplo, como iremos resolver o problema de manter vivos os desempregados, já que serão cada vez mais, por uma razão muito simples : eles não são desempregados, o que desapareceu no Mundo foi o emprego. Não poderei dizer não estar o meu casaco pendurado, se não houver cabides, sucedendo a mesma coisa com o desemprego, se não existe emprego como pode o desgraçado estar desempregado? A existência de desempregados irá obrigar o Mundo, a prover os indivíduos das artes e das ciências de forma a permitir-lhes serem livres e criadores no tempo livre, assumindo na vida uma atitude completamente diferente, seja qual for a especialidade escolhida. As coisas vão mudar nesse sentido."

Sem comentários:

Enviar um comentário