terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sociedade das Nações

Quando era miúdo, lembro-me de ter dito ao meu pai, que era uma vergonha o nosso clube ter estrangeiros, enquanto que o Benfica e a Académica tinham somente jogadores portugueses. Era alvo da chacota dos miúdos da minha idade na escola, que proclamavam o seu portuguesismo. O meu pai disse-me, nunca esqueci " Vergonha é roubar. Deixa-os perder dois ou três campeonatos seguidos e vais ver." Os anos passaram e a profecia de meu pai cumpriu-se. Nas épocas de 77/78 e 78/79 ganhou o Porto e na época 79/80 ganhou o Sporting. Em 1979, o brasileiro Jorge Gomes, avançado poderoso do Sporting de Braga, ingressou no Benfica e foi o primeiro estrangeiro a fazê-lo depois de agitada e conturbada assembleia geral para discutir tão importante assunto.
Na actualidade, o plantel do Benfica é constituído por 12 brasileiros ( Júlio César, Weldon, Sidnei, Ramires, David Luís, Luisão, Keirisson, Kardec, Airton, Éder Luís, Patric e Felipe Meneses ), 4 argentinos ( Di Maria, Saviola, Shaffer e Aimar) , 2 uruguaios ( Maxi Pereira e Urreta), 1 espanhol ( Javi Garcia ), 1 angolano ( Mantorras ), 1 paraguaio ( Cardozo ), 1 argelino ( Yebda ) e alguns portugueses. Consta, segundo a SICN que há 65 jogadores inscritos na folha salarial do Clube, entre emprestados e efectivos.
Eu acho que não vale tudo para ganhar um campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário