sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brasil, onde Deus plantou o futebol



Dizem que Ernest Hemingway quando visitou o nordeste brasileiro ficou impressionado com as dificuldades do povo e a pobreza, e terá perguntado se a terra não dava sustento e não era produtiva. Plantando, dá!, responderam.

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contacto com o futebol, e ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O lema comum da selecção nacional do Brasil é os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. A selecção brasileira foi formada a primeira vez em 21 de julho de 1914 e defrontou no seu primeiro jogo o Exeter City, da Inglaterra, no campo nas Larangeiras do Fluminense em 20 de agosto daquele ano e ganhou por 2-0 com o primeiro golo a ser marcado por Oswaldo Gomes do Flu, perante 3 000 pessoas. O Brasil é a única nação a ser classificada para todos os Mundiais. Em 2014, o Brasil será o país-sede do Campeonato do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário