quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prever é governar





A selecção de Portugal provável deverá ser : Eduardo; João Pereira, Ricardo Carvalho, Pepe e Miguel Veloso ; Raúl Meireles, Carlos Martins e João Moutinho ; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida. O sistema a utilizar deverá ser o 4-3-3, porque é aquele em que os jogadores estão mais rotinados e se sentem mais confortáveis. O jogo começará às 21 horas e será disputado no Estádio da Luz.

A maior dúvida poderá residir entre Eduardo ou Patrício. Os primeiros 20 minutos serão determinantes para definir as marcações, a distribuição e as soluções posicionais de todos os intervenientes. A Espanha deverá iniciar a partida completamente ao ataque e tentando impor nos primeiros momentos o seu ascendente psicológico e mental, mas Portugal poderá sempre ripostar através da velocidade e técnica de Nani e Ronaldo. A Espanha assenta o jogo na forma coerente e colectiva dos seus jogadores, na posse de bola e na gestão dos recursos e das ocasiões. Portugal dispõe de jogadores fracturantes em todos os sectores que podem obrigar os espanhóis ao improviso ou alteração de tácticas no momento, algo de que não gostam e evitam. Em termos militares, a Espanha aposta no ataque e na defesa clássica, na superioridade de meios e até moral, e Portugal aposta no risco calculado, na estratégia fracturante, na criatividade e na razão. Uma espécie de Aljubarrota dos tempos modernos.

Depois do jogo terminar, estarão todos os que viram o jogo sentados de caneta na mão. As suas opiniões de pouco ou nada valerão, porque são do domínio do óbvio. Alguns só se pronunciarão depois de observarem os lances de forma repetitiva dezenas de vezes. Outros ficarão em silêncio. Outros falarão dos que não jogaram. A palavra se será a mais utilizada. Mas uma coisa é falhar jogando e outra bem diferente é falhar falando.

Sem comentários:

Enviar um comentário