quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O novo prodígio português


O internacional português sub 21 Bebé estreou-se ontem com a camisola do Manchester United num jogo da Carling Cup. O assistant manager Mike Phelan, na ausência de Alex Fergunson, mostrou-se muito impressionado com a exibição do português que entrou a 15 minutos do fim para contribuir na vitória de 5-2 do Manchester sobre o Scunthorpe United.

A matéria-prima é boa, mas nem sempre isso chega para o desenvolvimento de um jogador. No Manchester United está no clube certo para se desenvolver e aperfeiçoar como jogador e como homem, em resumo dar-lhe uma identidade. O MU é um dos melhores clubes do mundo, juntamente com Ajax, Barcelona e Sporting CP na detecção e construção de jovens talentos. São modos e educações diferentes de construir e educar, são concepções de elites inteligentes direccionadas para obter resultados, mas numa perspectiva de que o homem, o visual, o carácter também são importantes, ter uma identidade e não uma amágama.

Clubes que não são meras empresas do género toma lá dá cá, ou seja, dás-me resultados, eu dou-te dinheiro, práticas mercenárias mas com adeptos, pois claro, que pressionam, porque pagaram uma quota de dez euros. A escolha de um clube é como a compra de um carro, uma casa, uma camisa ou um garrafão de vinho. Os clubes são associações de pessoas que se revêem nos estilos uns dos outros, porque as pessoas tendem a amontoar-se entre os mais parecidos entre si. O clube que tem mais pessoas reflecte a predominância de um estilo. Por isso dentro do mesmo clube, existem pessoas de partidos diferentes, por exemplo. A imitação parte sempre do inferior para o superior. É uma lei da Vida e da Criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário