quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os pais dos pequenos desportistas

Passei uma grande parte da minha vida adulta observando desportos de jovens. No último par de anos dediquei a minha atenção a observar os pais deles. Alguns deles são completamente loucos, alguns fantásticos e muitos mais são assim assim. Pergunto-me a mim mesma, depois de observar o comportamento dos jovens que competem - que tipo de pais eles têm? Alguma parte do sucesso dos filhos é devido ao comportamento dos pais?

Podia contar, coisas fantásticas, como pais a gritarem descontrolados para os filhos de 5 anos que competiam em basketball, ou durante uma competição de ténis, assistir às figuras dos pais com as indicações de como fazer, ou como deveriam ter feito e as suas repreensões intransigentes.

Numa competição de natação há dias, assisti como uma mãe gritava descontrolada para a filha de 13 anos que nadava na piscina. Depois, quando a filha encharcada, chegou junto dela tiritando, continuou com as indicações. A filha, mais calma, respondeu - tu sabes que quando tenho a cabeça debaixo de água não te posso ouvir, certo?

( in Chicago Tribune )

Sem comentários:

Enviar um comentário