quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As minhas apostas - Frederico Silva


Frederico Silva nasceu a 18 de Março de 1995, tem 15 anos, sendo atleta do Clube de Ténis Caldas da Rainha e  treinado sob a orientação do professor Pedro Felner. De uma quantidade enorme de qualidades destacamos o carisma, o optimismo, a auto-estima, a inteligência, a concentração e a excepcional capacidade de compreender e intuir as intenções dos seus adversários, detectar as suas fragilidades e executar os seus golpes em conformidade.

As sua qualidades mais fortes são muitas e variadas, discute todos os pontos com intensidade, porque  todos os pontos contam, não os entrega em nenhuma circunstância, o que lhe permite grandes recuperações. Tem a noção perfeita do ponto de ataque à bola nas devoluções, entende rapidamente o essencial na discussão da jogada e antecipa a decisão. Prefere aceitar e jogar no fundo do campo, o que faz com um posicionamento sempre perfeito e excelente jogo de pés para poder controlar o desenvolvimento de todos os movimentos e antecipar ou gerir como ninguém o seu tempo e ritmo. O aproveitamento do seu talento e valor é total, no acompanhamento e treino, de modo que por sinais combinados com o exterior pode inverter e modificar a táctica de jogo, consoante as dificuldades que o adversário o confronta.



Acresce a este perfil, a sua tremenda consistência, um serviço que pode evoluir na intensidade mas que em colocação é perfeito, no sentido do Frederico o determinar, sem acasos, o equilíbrio e o grau de fiabilidade muito elevados, e o facto de muito raramente ser surpreendido em contra pé, bem como a concentração que pode melhorar, mas que só deve terminar quando o ponto é finalmente concluído.


Quando melhorar a intensidade da bola, o que em gíria se chama dar andamento à bola, pode decidir os pontos com mais rapidez, bem como aceitar a potência dos adversários com mais facilidade, embora este factor só possa ser ampliado com a idade, com a experiência e com os contactos com jogadores ao mais alto nível.

Frederico Silva foi a minha quarta aposta, como disse e repito, a ordem dos factores é arbitrária, mas a profissionalização já está tão perto, que vale a pena esperar, porque estes anos não se repetem, são únicos e originais numa vida. Ao reler, o que escrevi detectei que faltou falar sobre um apontamento que considero da maior importância, que se refere a uma excelente e muito cuidada planificação das intervenções e torneios em que o Frederico participa e que contribui, quanto a mim, para ser mais uma chave dos seus sucessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário